quarta-feira, 25 de novembro de 2009

SENADOR JOSÉ AGRIPINO,ROSALBA,ROGÉRIO MARINHO E CIA E O BINGO ELEITORAL

O Deputado Getúlio Rego resolveu antecipar a polarização política que deve predominar nas eleições de 2010 fabricando polêmicas.
Embora muito comum, a prática é um tanto quanto ultrapassada. É a que faz da política não um espaço para debate de fundo sobre a realidade de vida das pessoas, da sociedade. Solução para problemas, propostas realistas, idéias e ideais... Não. Este tipo de coisa, simplesmente, torna a política um jogo, um faz de conta, quando um ataca o outro que se defende, revida, contra-ataca, e por aí vai. Os atores, hora se juntam, hora se separam, sem qualquer critério e sem qualquer coerência. No fim, quem ganha.... não importa. Geralmente, o povo perde. Porque termina se envolvendo no jogo, como peça dele - e vítima de suas consequências.
Mas... O Deputado começou denunciando na Assembleia e em entrevistas que deu durante toda a semana que o Governo do Estado através da Secretaria de Recursos Hídricos, de quem é titular o Vice-Governador e pré-candidato ao Governo Iberê Ferreira, estava promovendo distribuição de brindes nos Municípios por onde vão passar a nova adutora do Alto Oeste como forma de atrair pessoas para reuniões em que ele falava sobre a obra. Chegou-se a taxar a ação como 'bingo eleitoral'. Jornais deram capa com este assunto por vários dias.
Na verdade, o que Getúlio atacou foi um concurso de redação que a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promove sob orientação do Banco Mundial, instituição financiadora do plano de adutoras, dentro daquilo que constitui um dos mais importantes e cobrados componentes do programa: a conscientizaçã o e a educação da população para o uso adequado e racional dos recursos hídricos, ou seja, da água de boa qualidade que passarão a receber com a nova adutora. O banco recomenda e exige que seja feito um intenso trabalho de orientação, de envolvimento das pessoas, de criação de uma consciência ambiental, de saúde pública, de higiene e de racionalidade e valorização da água boa que vai chegar, sob pena dos objetivos do programa não serem atingidos plenamente. Não adianta só instalar tubos e trazer a água se a população não for orientada sobre o uso adequado desta água. A realidade de saúde e até mesmo os desvios de finalidade da água comprometeria o programa. E o concurso de redação sobre estes temas é uma das estratégias de melhor resultado, porque faz os jovens estudantes pensarem e aprenderem a respeito do assunto. Eles passam a ser agentes multiplicadores, principalmente junto a seus pais em casa, em geral menos esclarecidos.
Pois bem, foi esta a ação que o Deputado atacou. Justo ele que é médico, de uma região das mais pobres e secas do Estado. Justo ele que ao longo de sua vida atendeu milhares de pessoas carentes, crianças com doenças causadas por parasitas em decorrência da falta de água potável, de práticas adequadas de higiene, pela falta da água e da orientação sobre o seu uso que, agora, está chegando através da ação arrojada do Governo do Estado. Algo que deveria ser aplaudido, inclusive pela oposição... Se é que a oposição, como diz, quer o melhor para o povo.
Agora, o mais hilário.
Em meio aos discursos e declarações na tentativa de criar polêmica do Deputado, eis que o Presidente do seu partido, o seu eterno líder, Senador José Agripino, aparece flagrado na imprensa... fazendo o que? Distribuindo bicicletas e outros brindes em evento meramente político na Cidade da Esperança, bairro pobre de Natal, com direito a festa e tudo, junto com o Deputado Rogério Marinho, a Senadora Rosalba e outros políticos.
Olha isto:
(...) Que sorteou 15 bicicletas entre os convidados, durante show infantil do Palhaço Macarrão.
Foram prestigiar Rogério os prefeitos de São Tomé, Macaíba e Florânia.
Sem poder prestigiar o deputado, o senador Garibaldi Filho, do PMDB aliado do PSDB, telefonou para Rogério.
Já os aliados democratas, senadores Rosalba Ciarlini e José Agripino, compareceram. ..
Mas chegaram tarde.
Dez minutos depois que Rogério havia deixado a festa.
Aí quem fez as honras dafesta foi o vereador-presidente da Câmara e candidato a deputado estadual, Dickson Nasser.

Como faz todo ano, Rogério sorteou bicicletas com as crianças


Prefeita de Macaíba, Marília Dias, queridinha dos deputados, marcou presença na festa


Fazendo as "honras da festa", Dickson Nasser recebeu os senadores Agripino e Rosalba

Senador, distribuição de brindes com objetivos meramente eleitoreiros é algo vedado pela Justiça Eleitoral, além de ser uma prática muito, mas muito atrasada, porque é uma tentativa nefasta de comprar o voto e a consciência das pessoas, valendo-se de suas necessidades.
Imagine a grande imprensa alcançando um fato como este. Um dos líderes da oposição nacional, que toda semana ocupa a tribuna do Congresso com discursos os mais moralistas, quando chega aqui incorre em práticas coronelistas, atrasadas, possivelmente ilegais e imorais como esta?
Aonde vamos parar?
A sorte é que hoje, e cada vez mais, o povo não é bobo. Não se deixa mais enganar como antigamente.
Vamos ficar de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.