segunda-feira, 29 de março de 2010

entrevista de Paulo Henrioque amorim, com pesquisador Miguel Carter da Universidade dos Estados Unidos.

Em dezembro de 2009, Miguel Carter concluiu o trabalho de organizar o livro ‘Combatendo a Desigualdade Social – O MST e a Reforma Agrária no Brasil.’. É um lançamento da Editora UNESP, que reúne colaborações de especialistas sobre a questão agrária e o papel do MST pela luta pela Reforma Agrária no Brasil.

Esta semana, ele conversou com Paulo Henrique Amorim, por telefone.

PHA – Professor Miguel, o senhor é professor de onde?

MC – Eu sou professor da American University, em Washington D.C.

PHA – Há quanto tempo o senhor estuda o problema agrário no Brasil e o MST?

MC- Quase duas décadas já. Comecei com as primeiras pesquisas no ano de 91.

PHA – Eu gostaria de tocar agora em alguns pontos específicos da sua introdução “Desigualdade Social Democracia no Brasil”. O senhor descreve, por exemplo, a manifestação de 2 de maio de 2005, em que, por 16 dias, 12 mil membros do MST cruzaram o serrado para chegar a Brasília. O senhor diz que, provavelmente, esse é um dos maiores eventos de larga escala do tipo marcha na história contemporânea. Que comparações o senhor faria ?

MC – Não achei outra marcha na história contemporânea mundial que fosse desse tamanho. A gente tem exemplo de outras mobilizações importantes, em outros momentos, mas não se comparam na duração e no numero de pessoas a essa marcha de 12 mil pessoas. Houve depois, como eu relatei no rodapé, uma mobilização ainda maior na Índia, também de camponeses sem terra. Mas a de 2005 era a maior marcha.

PHA – O senhor compara esse evento, que foi no dia 2 de maio de 2005, com outro do dia 4 de junho de 2005 – apenas 18 dias após a marcha do MST – com uma solenidade extremamente importante aqui em São Paulo que contou com Governador Geraldo Alckmin, sua esposa, Dona Lu Alckmin, e nada mais nada menos do que um possível candidato do PSDB a Presidência da República, José Serra, que naquela altura era prefeito de São Paulo. Também esteve presente Antônio Carlos Magalhães, então influente senador da Bahia. Trata-se da inauguração da Daslu. Por que o senhor resolver confrontar um assunto com o outro ?

MC – Porque eu achei que começar o livro com simples estatísticas de desigualdades sociais seria um começo muito frio. Eu acho que um assunto como esse precisa de uma introdução que também suscite emoções de fato e (chame a atenção para) a complexidade do fenômeno da desigualdade no Brasil. A coincidência de essa marcha ter acontecido quase ao mesmo tempo em que se inaugurava a maior loja de artigos de luxo do planeta refletia uma imagem, um contraste muito forte dessa realidade gravíssima da desigualdade social no Brasil. E mostra nos detalhes como as coisas aconteciam, como os políticos se posicionavam de um lado e de outro, como é que a grande imprensa retratava os fenômenos de um lado e de outro.

PHA – O senhor sabe muito bem que a grande imprensa brasileira – que no nosso site nós chamamos esse pessoal de PiG (Partido da Imprensa Golpista) - a propósito da grande marcha do MST, a imprensa ficou muito preocupada como foi financiada a marcha. O senhor sabe que agora está em curso uma Comissão Parlamentar de Inquérito Mista, que reúne o Senado e a Câmara, para discutir, entre outras coisas, a fonte de financiamento do MST. Como o senhor trata essa questão ? De onde vem o dinheiro do MST ?

MC _ Tem um capítulo 9 de minha autoria feito em conjunto com o Horácio Marques de Carvalho que tem um segmento que trata de mostrar o amplo leque de apoio que o MST tem, inclusive e apoio financeiro.

PHA – O capítulo se chama “Luta na terra, o MST e os assentamentos” - é esse ?

MC – Exatamente. Há uma parte onde eu considero sete recursos internos que o MST desenvolveu para fortalecer sua atuação, nesse processo de fazer a luta na terra, de fortalecer as suas comunidades, seus assentamentos. E aí tem alguns detalhes, alguns números interessantes. Porque eu apresento dados do volume de recursos que são repassados para entidades parceiras por parte do Governo Federal. Eu sublinho no rodapé dessa mesma página o fato de que as principais entidades ruralistas do Brasil têm recebido 25 vezes mais subsídios do Governo Federal (do que o MST). E o curioso de tudo isso é que só fiscalizado como pobre recebe recurso público. Mas, sobre os ricos, que recebem um volume de recursos 25 vezes maior que o dos pobres, (sobre isso) ninguém faz nenhuma pergunta, ninguém fiscaliza nada. Parece que ninguém tem interesse nisso. E aí o Governo Federal subsidia advogados, secretárias, férias, todo tipo de atividade dos ruralistas. Então chama a atenção que propriedade agrária no Brasil, ainda que modernizada e renovada, continua ter laços fortes com o poder e recebe grande fatia de recursos públicos. Isso são dados do próprio Ministério da Agricultura, mencionados também nesse capítulo. Ainda no Governo Lula, a agricultura empresarial recebeu sete vezes mais recursos públicos do que a agricultura familiar. Sendo que a agricultura familiar emprega 80% ou mais dos trabalhadores rurais.

PHA – Qual é a responsabilidade da agricultura familiar na produção de alimentos na economia brasileira ?

MC – Na página 69 há muitos dados a esse respeito.

PHA- Aqui: a mandioca, 92% saem da agricultura familiar. Carne de frango e ovos, 88%. Banana, 85%.. Feijão, 78%. Batata, 77%. Leite, 71%. E café, 70%. É o que diz o senhor na página 69 sobre o papel da agricultura familiar. Agora, o senhor falava de financiamentos públicos. Confederação Nacional da Agricultura, presidida pela senadora Kátia Abreu, que talvez seja candidata a vice-presidente de José Serra, a Confederação Nacional da Agricultura recebe do Governo Federal mais dinheiro do que o MST ?

MC – Muito mais. Essas entidades ruralistas em conjunto, a CNA, a SRB, aquela entidade das grandes cooperativas, em conjunto elas recebem 25 vezes do valor que recebem as entidades parceiras do MST. Esses dados, pelo menos no período 1995 e 2005, fizeram parte do relatório da primeira CPI do MST. O relatório foi preparado pelo deputado João Alfredo, do Ceará.

PHA – O senhor acredita que o MST conseguirá realizar uma reforma agrária efetiva ? A sua introdução mostra que a reforma agrária no Brasil é a mais atrasada de todos os países que fazem ou fizeram reforma agrária. Que o Brasil é o lanterninha da reforma agrária. Eu pergunto: por que o MST não consegue empreender um ritmo mais eficaz ?

MC – Em primeiro lugar, a reforma agrária é feita pelo Estado. O que os movimentos sociais como o MST e os setenta e tantos outros que existem em todo o Brasil fazem é pressionar o Estado para que o Estado cumpra o determinado na Constituição. É a cláusula que favorece a reforma agrária. O MST não é responsável por fazer. É responsável por pressionar o Governo. Acontece que nesse país de tamanha desigualdade, a história da desigualdade está fundamentalmente ligada à questão agrária. Claro que, no século 20, o Brasil, se modernizou, virou muito mais complexo, surgiu todo um setor industrial, um setor financeiro, um comercial. E a (economia) agrária já não é mais aquela, com tanta presença no Brasil. Mas, ainda sim, ficou muito forte pelo fato de o desenvolvimento capitalista moderno no campo, nas últimas décadas, ligar a propriedade agrária ao setor financeiro do país. É o que prova, por exemplo, de um banqueiro (condenado há dez anos por subornar um agente federal – PHA) como o Dantas acabar tendo enormes fazendas no estado do Pará e em outras regiões do Brasil. Houve então uma imbricação muito forte entre a elite agrária e a elite financeira. E agora nessa última década ela se acentuou num terceiro ponto em termos de poder econômico que são os transacionais, o agronegócio. Cargill, a Syngenta… Antes, o que sustentava a elite agrária era uma forte aliança patrimonialista com o Estado. Agora, essa aliança se sustenta em com setor transacional e o setor financeiro.

PHA – Um dos sustos que o MST provoca na sociedade brasileira, sobretudo a partir da imprensa, que eu chamo de PiG, é que o MST pode ser uma organização revolucionária – revolucionária no sentido da Revolução Russa de 1917 ou da Revolução Cubana de 1959. Até empregam aqui no Brasil, como economista Xico Graziano, que hoje é secretário de José Serra, que num artigo que o senhor fala em “terrorismo agrário”. E ali Graziano compara o MST ao Primeiro Comando da Capital. O Primeiro Comando da Capital, o PCC, que, como se sabe ocupou por dois dias a cidade de São Paulo, numa rebelião histórica. Eu pergunto: o MST é uma instituição revolucionária ?

MC – No sentido de fazer uma revolução russa, cubana, isso uma grande fantasia. E uma fantasia às vezes alardeada com maldade, porque eu duvido que uma pessoa como o Xico Graziano, que já andou bastante pelo campo no Brasil, não saiba melhor. Ele sabe melhor. Mas eu acho que (o papel do) MST é (promover) uma redistribuição da propriedade. E não só isso, (distribuição) de recursos públicos, que sempre privilegiou os setores mais ricos e poderosos do país. Há, às vezes, malícia mesmo de certos jornalistas, do Xico Graziano, Zander Navarro, dizendo que o MST está fazendo uma tomada do Palácio da Alvorada. Eles nunca pisaram em um acampamento antes. Então, tem muito intelectual que critica sem saber nada. O importante desse (“Combatendo a desigualdade social”) é que todos os autores têm longos anos de experiência (na questão agrária). A grande maioria tem 20, 30 anos de experiência e todos eles têm vivência em acampamento e assentamentos. Então conhecem a realidade por perto e na pele. O Zander Navarro, por exemplo, se alguma vez acompanhou de perto o MST, foi há mais de 15 anos. Tem que ter acompanhamento porque o MST é de fato um movimento.

PHA – Ou seja, na sua opinião há uma hipertrofia do que seja o MST ? Há um exagero exatamente para criar uma situação política ?

MC – Exatamente. Eu acho que há interesse por detrás desse exagero. O exagero às vezes é inocente por gente que não sabe do assunto. Mas às vezes é malicioso e procura com isso criar um clima de opinião para reprimir, criminalizar o MST ou cortar qualquer verba que possa ir para o setor mais pobre da sociedade brasileira. Há muito preconceito de classe por trás (desse exagero).

Arruda depõe hoje e já avisou que não vai ficar calado

O governador cassado e pivô do escândalo do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), depõe na tarde desta segunda-feira (29) e já avisou, por meio de seu advogado, que não vai ficar calado. Nélio Machado informou que vai se reunir com Arruda logo cedo para discutir com seu cliente qual vai ser a estratégia do depoimento.

Lula fará despedida ‘coletiva’ de ministros na quarta

Lula antecipou em três dias a saída dos ministros que trocarão a Esplanada pelos palanques.

O prazo legal para a desincompatibilizaçã o é 3 de abril. Mas a despedida foi agendada para esta quarta (31).

Será um adeus coletivo. Escalou-se a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff para discursar em nome dos que saem.

No mesmo dia, serão empossados os substitutos. No geral, assumem o comando das pastas os atuais secretários-executiv os.

No Ministério da Agricultura, uma exceção. Ali, vai à cadeira de ministro o presidente da Conab, Wagner Rossi.

Rossi é apadrinhado do presidente da Câmara e do PMDB, Michel Temer (SP). Conta com o respaldo da bancada ruralista.

Em discurso dirigido aos que ficam, Lula recordará que o governo só termina em 31 de dezembro. Vai cobrar mangas arregaçadas.

PSDB cogita escolher uma mulher para vice de Serra

Em público, o PSDB diz que foi adiado para maio o debate sobre a escolha do candidato a vice na chapa de José Serra.

Nos subterrâneos, a discussão corre solta. A última cogitação do tucanato é a de acomodar ao lado de Serra uma mulher.

Encontra-se sobre a mesa o nome da senadora tucana Marisa Serra (MS), atual vice presidente do PSDB federal. Informado, o DEM torce o nariz.

Parceiros dos tucanos na sucessão presidencial, os ‘demos’ consideram-se como que donos da vaga de vice.

O DEM admitira abrir mão da postulação em favor do grão-tucano Aécio Neves. Mas o governador mineiro refugou a oferta.

Na semana passada, reuniram-se em Brasília, longe dos holofotes, os presidentes do PSDB, Sérgio Guerra, e do DEM, Rodrigo Maia.

O repórter apurou que Maia disse a Guerra o seguinte: o DEM quer a vice. Mas admite abrir mão, desde que se encontre um nome que ajude Serra sem desfavorecer o DEM.

Antes, Rodrigo Maia dizia coisa diferente: Sem Aécio, o vice teria de ser um ‘demo’. Ou seja, houve uma mudança de posição.

Sérgio Guerra quis saber quais seriam as alternativas do DEM. Ouviu meia dúzia de nomes. Três deles teriam “maior densidade eleitoral”

São eles: O ex-prefeito carioca Cesar Maia, o ex-governador baiano Paulo Souto e o senador pernambucano Marco Maciel.

O primeiro prefere concorrer a uma cadeira de senador pelo Rio. E o segundo não abre mão de concorrer ao governo da Bahia.

Quanto a Maciel, teria o inconveniente de empurrar para dentro da chapa de Serra a lembrança da gestão FHC, à qual serviu como vice-presidente.

Descartada essa trinca, foram citados: a senadora Kátia Abreu (TO) e os deputados Ronaldo Caiado (GO) e José Carlos Aleluia (BA).

Kátia e Caiado, por seus notórios vínculos com o setor rural, são descartados pelo tucanato. Avalia-se que puxariam a chapa de Serra para a “direita”.

Restou Aleluia. Trata-se de deputado dotado de raro preparo intelectual. ‘Demos’ e tucanos reconhecem-lhe os méritos. Porém...

Porém, para o desafio da vice, Aleluia não é unanimidade nem no DEM. Avalia-se que, do ponto de vista eleitoral, agregaria pouco.

A lista incluía um sétimo nome: José Agripino, líder do DEM no Senado. Tem trânsito fácil no PSDB. Mas, consultado em termos definitivos, disse que não quer ser vice.

Resumindo: só em teoria o DEM dispõe de “muitos nomes”. Na prática, não tem nenhum. Por isso aceitou analisar nomes alheios aos seus quadros.

Na negociação com os tucanos, os ‘demos’ ofereceram um exemplo de costura que aceitariam gotosa e prontamente. Envolve o Paraná.

Sugere-se que Beto Richa, prefeito tucano de Curitiba, troque a candidatura ao governo do Paraná pela posição de vice de Serra.

Consumado o movimento, a oposição ficaria livre para fechar, no Paraná, um acordo com o senador Osmar Dias. É pré-candidato ao governo pelo PDT. O DEM sonha coligar-se com ele.

Dois problemas: Beto não topa ser vice. Se aceitasse, reavivaria as pretensões do tucano Alvaro Dias, irmão de Osmar e também aspirante ao governo.

Numa tentativa de atalhar o impasse, o DEM tramou uma operação baiana: o ‘demo’ Paulo Souto desistiria de concorrer ao governo da Bahia. Iria à chapa de Serra.

Num segundo lance, PSDB e DEM apoiariam a candidatura baiana de Geddel Vieira Lima, do PMDB. Há dez dias, um par de emissários procurou Geddel.

Ministro de Lula e fechado com o projeto Dilma-2010, Geddel mandou dizer que não contempla, a essa altura, bandear-se para a canoa de Serra.

De resto, Paulo Souto deu pulos de irritação. Enxergou na manobra as digitais de dois caciques ‘demos’: o prefeito paulistano Gilberto Kassab e o ex-senador Jorge Bornhausen.

Souto mandou dizer à dupla o seguinte: Não cogita ser vice de Serra. E sua candidatura ao governo da Bahia não é mercadoria que possa ser negociada.

Mexe daqui, tricota dali, o PSDB vê-se diante de um impasse. Já dispõe do candidato. Mas não consegue arranjar para Serra um vice.

É nesse contexto de dúvidas e hesitações que o nome de Marisa Serrano remanesce sobre a mesa.

A favor dela pesam dois fatos: dispõe de boa articulação verbal. E veste saias, como Dilma Rousseff.

Contra ela, a resistência do DEM é a localização periférica do seu Estado de origem, o Mato Grosso do Sul.

Onda de popularidade de Lula ainda pode atingir Dilma

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo e disponível para assinantes do jornal e do UOL mostra que Dilma Rousseff (PT) possui 33% de intenção de votos entre os eleitores que dão 76% de aprovação ao governo Lula. Já José Serra (PSDB) registra 32% dos votos nesse segmento. Ciro Gomes (PSB) recebe 11% dos votos dos eleitores que aprovam Lula, e Marina Silva (PV), 7%.
Segundo Kennedy Alencar, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília, em uma avaliação apressada pode-se dizer que a capacidade o presidente Lula de transferir votos para a ministra da Casa Civil está esgotada.
Porém, segundo ele, deve-se observar que, entre os 87% dos eleitores que dizem conhecer Dilma, apenas 58% sabem que ela é a candidata do presidente Lula.
"Em uma avaliação mais inteligente pode-se dizer que já houve uma primeira onda de transferência do prestígio de Lula para Dilma e há forte possibilidade de haver uma segunda onda -- que se confirmada, poderá levar a petista à liderança", diz o jornalista neste podcast.

A pesquisa, feita nos dias 25 e 26 de março, ouviu 4.158 pessoas em 168 cidades em todas as regiões do país. O número de registro no TSE é 6.617/2010. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A linguagem do preconceito generalizado contra LULA

Virou moda dizer que "Lula não entende das coisas". Ou "confundiu isso com
aquilo". É a linguagem do preconceito, adotada até mesmo por jornalistas
ilustres e escritores consagrados.

O sociólogo José Pastore diz que Lula confunde "choque de gestão" com
contratação. É que para os conservadores "choque de gestão" é sinônimo de
demissão.

Um dia encontrei Lula, ainda no Instituto Cidadania, em São Paulo, empolgado
com um livro de Câmara Cascudo sobre os hábitos alimentares dos nordestinos.
Lula saboreava cada prato mencionado, cada fruta, cada ingrediente.
Lembrei-me desse episódio ao ler a coluna recente do João Ubaldo Ribeiro,
"De caju em caju", em que ele goza o presidente por falar do caju, "sem
conhecer bem o caju". Dias antes, Lula havia feito um elogio apaixonado ao
caju, no lançamento do Projeto Caju, que procura valorizar o uso da fruta na
dieta do brasileiro.

"É uma pena que o presidente Lula não seja nordestino, portanto não conheça
bem a farta presença sociocultural do caju naquela remota região do
país...", escreveu João Ubaldo. Alegou que Lula não era nordestino porque
tinha vindo ainda pequeno para São Paulo. E em seguida esparramou citações
sobre o caju, para mostrar sua própria erudição. Estou falando de João
Ubaldo porque, além de escritor notável, ele já foi um grande jornalista.

Outro jornalista ilustre, o querido Mino Carta, escreveu que Lula "confunde"
parlamentarismo com presidencialismo. "Seria bom", disse Mino, "que alguém
se dispusesse a explicar ao nosso presidente que no parlamentarismo o
partido vencedor das eleições assume a chefia do governo por meio de seu
líder..." Essa do Mino me fez lembrar outra ocasião, no Instituto Cidadania,
em que Lula defendeu o parlamentarismo.

Parlamentarista convicto, Lula diz que partidos são os instrumentos
principais de ação política numa democracia. Pelo mesmo motivo Lula é a
favor da lista partidária única e da tese de que o mandato pertence ao
partido. Em outubro de 2001, o Instituto Cidadania iniciou uma série de
seminários para o Projeto Reforma Política, aos quais Lula fazia questão de
assistir do começo ao fim. Desses seminários resultou um livro de 18
ensaios, Reforma Política e Cidadania, organizado por Maria Victória
Benevides e Fábio Kerche, prefaciado por Lula e editado pela Fundação Perseu
Abramo.

Clichês e malandragem

Se pessoas com a formação de um Mino Carta ou João Ubaldo sucumbiram à
linguagem do preconceito, temos mais é que perdoar as dezenas de jornalistas
de menos prestígio que também dizem o tempo todo que "Lula não sabe nada
disso, nada daquilo". Acabou virando o que em teoria do jornalismo chamamos
de "clichê". É muito mais fácil escrever usando um clichê porque ele
sintetiza idéias com as quais o leitor já está familiarizado, de tanto que
foi repetido. O clichê estabelece de imediato uma identidade entre o que o
jornalista quer dizer e o desejo do leitor de compreender. Por isso, o
clichê do preconceito "Lula não entende" realimenta o próprio preconceito.

Alguns jornalistas sabem que Lula não é nem um pouco ignorante, mas propagam
essa tese por malandragem política. Nesse caso, pode-se dizer que é uma
postura contrária à ética jornalística, mas não que seja preconceituosa.
Aproveitam qualquer exclamação ou uso de linguagem figurada de Lula para
dizer que ele é ignorante. "Por que Lula não se informa antes de falar?",
escreveu Ricardo Noblat em seu blog, quando Lula disse que o caso da menina
presa junto com homens no Pará "parecia coisa de ficção". Quando Lula disse,
até com originalidade, que ainda faltava à política externa brasileira achar
"o ponto G", William Waack escreveu: "Ficou claro que o presidente
brasileiro não sabe o que é o ponto G".

Outra expressão preconceituosa que pegou é "Lula confunde". A tal ponto que
jornalistas passam a usar essa expressão para fazer seus próprios jogos de
palavras. "Lula confunde agitação com trabalho", escreveu Lucia Hippolito.
Empregam o "confunde" para desqualificar uma posição programática do
presidente com a qual não concordam. "O presidente confunde choque de gestão
com aumento de contratações", diz o consultor José Pastore, fonte habitual
da imprensa conservadora.

Confunde coisa alguma. Os neoliberais querem reduzir o tamanho do Estado, o
presidente quer aumentar. Quer contratar mais médicos, professores, biólogos
para o Ibama. É uma divergência programática. Carlos Alberto Sardenberg diz
que Lula "confundiu" a Vale com uma estatal. "Trata-a como se fosse a
Petrobras, empresa que segundo o presidente não pode pensar só em lucro, mas
em, digamos, ajudar o Brasil." Esse caso é curioso porque no parágrafo
seguinte o próprio Sardenberg pode ser acusado de confundir as coisas, ao
reclamar de a Petrobras contratar a construção de petroleiros no país,
apesar de custar mais. Aqui, também, Lula não fez confusão: o presidente
acha que tanto a Vale quanto a Petrobras têm de atender interesses
nacionais; Sardenberg acha que ambas devem pensar primeiro na remuneração
dos acionistas.

Filosofia da ignorância

A linguagem do preconceito contra Lula sofisticou-se a tal ponto que
adquiriu novas dimensões, entre elas a de que Lula teria até problemas de
aprendizagem ou de compreensão da realidade. Ora, justamente por ter tido
pouca educação formal, Lula só chegou aonde chegou por captar rapidamente
novos conhecimentos, além de ter memória de elefante e intuição. Mas, na
linguagem do preconceito, "Lula já não consegue mais encadear frases com
alguma conseqüência lógica", como escreveu Paulo Ghiraldelli, apresentado
como filósofo na página de comentários importantes do Estadão. Ou, como
escreveu Rolf Kunz, jornalista especializado em economia e também professor
de filosofia: "Lula não se conforma com o fato de, mesmo sendo presidente,
não entender o que ocorre à sua volta".

Como nasceu a linguagem do preconceito? As investidas vêm de longe. Mas o
predomínio dessa linguagem na crônica política só se deu depois de Lula ter
sido eleito presidente, e a partir de falas de políticos do PSDB e dos que
hoje se autodenominam Democratas. "O presidente Lula não sabe o que é pacto
federativo", disse Serra, no ano passado. E continuam a falar: "O presidente
Lula não sabe distinguir a ordem das prioridades" , escreveu Gilberto de
Mello. "O presidente Lula em cinco anos não aprendeu lições básicas de
gestão", escreveu Everardo Maciel na Gazeta Mercantil.

A tese de que Lula "confunde" presidencialismo com parlamentarismo foi
enunciada primeiro por Rodrigo Maia, logo depois por César Maia, e só então
repetida pelos jornalistas. Um deles, Daniel Piza, dias depois dessas falas,
escreveu que "só mesmo Lula, que não sabe a diferença entre presidencialismo
e parlamentarismo, pode achar que um governante ter a aprovação da maioria é
o mesmo que ser uma democracia no seu sentido exato".

Preconceito é juízo de valor que se faz sem conhecer os fatos. Em geral é
fruto de uma generalização ou de um senso comum rebaixado. O preconceito
contra Lula tem pelo menos duas raízes: a visão de classe, de que todo
operário é ignorante, e a supervalorizaçã o do saber erudito, em detrimento
de outras formas de saber, tais como o saber popular ou o que advém da
experiência ou do exercício da liderança. Também não se aceita a
possibilidade de as pessoas transitarem por formas diferentes de saber.

A isso tudo se soma o outro preconceito, o de que Lula não trabalha. Todo
jornalista que cobre o Palácio do Planalto sabe que é mentira, que Lula
trabalha de 12 a 14 horas por dia, mas ele é descrito com freqüência por
jornalistas como uma pessoa indolente.

Não atino com o sentido dessa mentira, exceto se o objetivo é difamar uma
liderança operária, o que é, convenhamos, uma explicação pobre. Talvez as
elites, e com elas os jornalistas, não consigam aceitar que o presidente, ao
estudar um problema com seus ministros, esteja trabalhando, já que ele é "
incapaz de entender" o tal problema. Ou achem que, ao representar o Estado
ou o país, esteja apenas passeando. Afinal, onde já se viu um operário, além
do mais ignorante, representar um país?

De Bernardo Kucinski

FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DELAS



São mulheres de diferentes cidades do Brasil. Algumas amamentavam. Outras, grávidas, pariram na prisão ou, com a violência sofrida, abortaram. Não mereciam o inferno pelo qual passaram, ainda que fossem bandidas e pistoleiras. Não eram. Eram estudantes, professoras, jornalistas, médicas, assistentes sociais, bancárias, donas de casa. Quase todas militantes, inconformadas com a ditadura militar que em 1964 derrubou o presidente eleito. Foram presas, torturadas, violentadas. Muitas morreram ou desapareceram lutando para que hoje nós vivêssemos numa democracia. As histórias de 45 dessas mulheres mortas ou desaparecidas estão contadas no livro “Luta, Substantivo Feminino”, lançado quinta-feira passada na PUC de São Paulo, na presença de mais de 500 pessoas. O livro contém ainda o testemunho de 27 sobreviventes e muitas fotos. Se um poste ouvir os depoimentos dilacerantes delas, o poste vai chorar diante da covardia dos seus algozes. Dá vergonha viver num mundo que não foi capaz de impedir crimes hediondos contra mulheres indefesas, cometidos por agentes do Estado pagos com o dinheiro do contribuinte. Rose Nogueira - jornalista, presa em 1969, em São Paulo, onde vive hoje. “Sobe depressa, Miss Brasil’, dizia o torturador enquanto me empurrava e beliscava minhas nádegas escada acima no Dops. Eu sangrava e não tinha absorvente. Eram os ‘40 dias’ do parto. Riram mais ainda quando ele veio para cima de mim e abriu meu vestido. Segurei os seios, o leite escorreu. Eu sabia que estava com um cheiro de suor, de sangue, de leite azedo. Ele (delegado Fleury) ria, zombava do cheiro horrível e mexia em seu sexo por cima da calça com um olhar de louco. O torturador zombava: ‘Esse leitinho o nenê não vai ter mais’”. Izabel Fávero – professora, presa em 1970, em Nova Aurora (PR). Hoje, vive no Recife, onde é docente universitária: “Eu, meu companheiro e os pais dele fomos torturados a noite toda ali, um na frente do outro. Era muito choque elétrico. Fomos literalmente saqueados. Levaram tudo o que tínhamos: as economias do meu sogro, a roupa de cama e até o meu enxoval. No dia seguinte, eu e meu companheiro fomos torturados pelo capitão Júlio Cerdá Mendes e pelo tenente Mário Expedito Ostrovski. Foi pau de arara, choques elétricos, jogo de empurrar e ameaças de estupro. Eu estava grávida de dois meses, e eles estavam sabendo. No quinto dia, depois de muito choque, pau de arara, ameaça de estupro e insultos, eu abortei. Quando melhorei, voltaram a me torturar”. Hecilda Fontelles Veiga - estudante de Ciências Sociais, presa em 1971, em Brasília. Hoje, vive em Belém, onde é professora da Universidade Federal do Pará. “Quando fui presa, minha barriga de cinco meses de gravidez já estava bem visível. Fui levada à delegacia da Polícia Federal, onde, diante da minha recusa em dar informações a respeito de meu marido, Paulo Fontelles, comecei a ouvir, sob socos e pontapés: ‘Filho dessa raça não deve nascer’. (...) me colocaram na cadeira do dragão, bateram em meu rosto, pescoço, pernas, e fui submetida à ‘tortura cientifica’. Da cadeira em que sentávamos saíam uns fios, que subiam pelas pernas e eram amarrados nos seios. As sensações que aquilo provocava eram indescritíveis: calor, frio, asfixia. Aí, levaram-me ao hospital da Guarnição de Brasília, onde fiquei até o nascimento do Paulo. Nesse dia, para apressar as coisas, o médico, irritadíssimo, induziu o parto e fez o corte sem anestesia”. Yara Spadini - assistente social presa em 1971, em São Paulo. Hoje, vive na mesma cidade, onde é professora aposentada da PUC. “Era muita gente em volta de mim. Um deles me deu pontapés e disse: ‘Você, com essa cara de filha de Maria, é uma filha da puta’. E me dava chutes. Depois, me levaram para a sala de tortura. Aí, começaram a me dar choques direto da tomada no tornozelo. Eram choques seguidos no mesmo lugar”. Inês Etienne Romeu – bancária, presa em São Paulo, em 1971. Hoje, vive em Belo Horizonte. “Fui conduzida para uma casa em Petrópolis. O dr. Roberto, um dos mais brutais torturadores, arrastou-me pelo chão, segurando-me pelos cabelos. Depois, tentou me estrangular e só me largou quando perdi os sentidos. Esbofetearam- me e deram-me pancadas na cabeça. Fui espancada várias vezes e levava choques elétricos na cabeça, nos pés, nas mãos e nos seios. O ‘Márcio’ invadia minha cela para ‘examinar’ meu ânus e verificar se o ‘Camarão’ havia praticado sodomia comigo. Esse mesmo ‘Márcio’ obrigou-me a segurar seu pênis, enquanto se contorcia obscenamente. Durante esse período fui estuprada duas vezes pelo‘Camarão’ e era obrigada a limpar a cozinha completamente nua, ouvindo gracejos e obscenidades, os mais grosseiros”. Ignez Maria Raminger - estudante de Medicina Veterinária presa em 1970, em Porto Alegre, onde trabalha atualmente como técnica da Secretaria de Saúde. “Fui levada para o Dops, onde me submeteram a torturas como cadeira do dragão e pau de arara. Davam choques em várias partes do corpo, inclusive nos genitais. De violência sexual, só não houve cópula, mas metiam os dedos na minha vagina, enfiavam cassetete no ânus. Isso, além das obscenidades que falavam. Havia muita humilhação. E eu fui muito torturada, juntamente com o Gustavo [Buarque Schiller], porque descobriram que era meu companheiro”. Dilea Frate - estudante de Jornalismo presa em 1975, em São Paulo. Hoje, vive no Rio de Janeiro, onde é jornalista e escritora. “Dois homens entraram em casa e me sequestraram, juntamente com meu marido, o jornalista Paulo Markun. No DOI-Codi de São Paulo, levei choques nas mãos, nos pés e nas orelhas, alguns tapas e socos. Num determinado momento, eles extrapolaram e, rindo, puseram fogo nos meus cabelos, que passavam da cintura”. Cecília Coimbra - estudante de Psicologia presa em 1970, no Rio. Hoje, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais e professora de Psicologia da Universidade Federal Fluminense: “Os guardas que me levavam, frequentemente encapuzada, percebiam minha fragilidade e constantemente praticavam vários abusos sexuais contra mim. Os choques elétricos no meu corpo nu e molhado eram cada vez mais intensos. Me senti desintegrar: a bexiga e os esfíncteres sem nenhum controle. ‘Isso não pode estar acontecendo: é um pesadelo... Eu não estou aqui...’, pensei. Vi meus três irmãos no DOI-Codi/RJ. Sem nenhuma militância política, foram sequestrados em suas casas, presos e torturados”. Maria Amélia de Almeida Teles - professora de educação artística presa em 1972, em São Paulo. Hoje é diretora da União de Mulheres de São Paulo. “Fomos levados diretamente para a Oban. Eu vi que quem comandava a operação do alto da escada era o coronel Ustra. Subi dois degraus e disse: ‘Isso que vocês estão fazendo é um absurdo’. Ele disse: ‘Foda-se, sua terrorista’, e bateu no meu rosto. Eu rolei no pátio. Aí, fui agarrada e arrastada para dentro. Me amarraram na cadeira do dragão, nua, e me deram choque no ânus, na vagina, no umbigo, no seio, na boca, no ouvido. Fiquei nessa cadeira, nua, e os caras se esfregavam em mim, se masturbavam em cima de mim. Mas com certeza a pior tortura foi ver meus filhos entrando na sala quando eu estava na cadeira do dragão. Eu estava nua, toda urinada por conta dos choques”. São muitos os depoimentos, que nos deixam envergonhados, indignados, estarrecidos, duvidando da natureza humana, especialmente porque sabemos que não foi uma aberração, um desvio de conduta de alguns indivíduos criminosos, mas uma política de Estado, que estimulou a tortura, a ponto de garantir a não punição a seus autores, com a concordância e a conivência de muita gente boa “em nome da conciliação nacional”. No lançamento do livro na PUC, a enfermeira Áurea Moretti, torturada em 1969, pediu a palavra para dizer que a anistia foi inócua, porque ela cumpriu pena de mais de quatro anos de cadeia, mas seus torturadores nem sequer foram processados pelos crimes que cometeram: “Uma vez eu vi um deles na rua, estava de óculos escuros e olhava o mundo por cima. Eu estava com minha filha e tremi”. Os fantasmas que ainda assombram nossa história recente precisam ser exorcizados, como uma garantia de que nunca mais possam ser ressuscitados – escreve a ministra Nilcea Freire, ex-reitora da UERJ, na apresentação do livro, que para ela significa o “reconhecimento do papel feminino fundamental nas lutas de resistência à ditadura”. Este é o terceiro livro da série ‘Direito à Memória e à Verdade’, editado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. O primeiro tratou de 40 afrodescendentes que morreram na luta contra o regime militar. O segundo contou a “História dos meninos e meninas marcados pela ditadura”. Eles podem ser baixados no site da SEDH. O golpe militar de 1964 que envelhece, mas não morre, completa 46 anos nos próximos dias. Essa é uma ocasião oportuna para lançar o livro em todas as capitais brasileiras. No Amazonas, as duas reitoras – Marilene Correa da UEA e Márcia Perales da UFAM - podiam muito bem organizar o evento em Manaus e convidar a sua colega Nilcea Freire para abri-lo. Afinal, preservar a memória é um dos deveres da universidade. As novas gerações precisam saber o que aconteceu. A lembrança de crimes tão monstruosos contra a maternidade, contra a mulher, contra a dignidade feminina, contra a vida, é dolorosa também para quem escreve e para quem lê. É como o sacrifício da missa para quem nele crê. A gente tem de lembrar diariamente para não ser condenado a repeti-lo: fazei isso em memória delas.

De José Ribamar Bessa Freire

domingo, 28 de março de 2010

A placa do automóvel usado pelos agressores do “twitteiro” goiano foi registrada pelas câmeras de segurança de uma padaria.

Caro Presidente Obama,

Você realmente quer ser o novo presidente da guerra “?

Se você for a West Point, amanhã à noite (terça-feira, 8 horas) e anunciar que você está aumentando, em vez de retirar as tropas no Afeganistão, você é o presidente da nova guerra. Pura e simplesmente. E com isso você vai fazer a pior coisa possível que poderia fazer – destruir as esperanças e os sonhos de tantos milhões têm colocado em você. Com apenas um discurso amanhã à noite você vai transformar uma multidão de jovens que foram a espinha dorsal de sua campanha em cínicos desiludidos. Você vai ensinar-lhes o que sempre ouvi é verdade – que todos os políticos são iguais. Eu simplesmente não posso acreditar que você está prestes a fazer o que eles dizem que você está indo fazer. Por favor, diga que não é assim.

Não é o seu trabalho para fazer o que os generais dizem para fazer. Nós somos um governo civil. Dizemos aos militares o que fazer, e não o contrário. Essa é a maneira que Washington insistiu que devia ser. Isso é o que o presidente Truman disse ao general MacArthur MacArthur quando quis invadir a China. “Você está demitido!”, disse Truman, e que era isso. E você deveria ter demitido o general McChrystal quando ele foi à imprensa para antecipar-lhe, dizendo à imprensa que você tinha que fazer. Vou ser franco: Nós amamos nossos jovens nas forças armadas, mas f * # & eu ‘odeio esses generais, de Westmoreland no Vietnã até, sim, mesmo Colin Powell por mentir para as Nações Unidas com seus confeccionados desenhos de armas de destruição em massa.

Então agora você se sente apoiado em um canto. Fez 30 anos nesta quinta-feira passada (o Dia de Ação de Graças), que os generais soviéticos tinham uma boa idéia – “Vamos invadir o Afeganistão!” Bem, isso acabou por ser o último prego no caixão da URSS.

Esta é a razão pela qualeles não chamam o Afeganistão “Garden State” (embora eles provavelmente devam, vendo como o corrupto presidente Karzai, a quem apoiamos, tem a seu irmão no tráfico de heroína sensibilização papoula). O apelido do Afeganistão é o “Graveyard of Empires” (Túmulo dos Imérios). Se você não acreditar, chame um britânico. Eu queria que vocês falassem com Genghis Khan, mas eu perdi o telefone dele. Eu tenho o número de Gorbachev embora. É + 41 22 789 1662. Tenho certeza que ele poderia lhe dar uma bronca sobre o erro histórico que está prestes a cometer.

Com a nosso colapso econômico ainda em marcha e os nossos preciosos jovens – homens e mulheres – que estão sendo sacrificados no altar da arrogância e da ganância, a repartição desta grande civilização que chamamos de América mergulhará, bem depressa, no esquecimento, se você se tornar o presidente da guerra “. ” Impérios nunca acham que o fim está próximo, até o final chegar. Impérios pensam que vão obrigar os pagãos a cumprir suas regras – e ainda que nunca funcione. Os pagãos geralmente rasgam-nos em pedaços.
Decida com cuidado, presidente Obama. Você, de todas as pessoas, sabem que isso não tem que ser desta maneira. Você ainda tem algumas horas para ouvir o seu coração e seu próprio pensamento claro. Você sabe que nada de bom pode vir de envio de mais tropas do outro lado do mundo para um lugar nem você nem eles entendem, para atingir um objetivo que nem você nem eles entendem, em um país onde não nos querem lá. Você pode sentir isso em seus ossos.

Eu sei que você sabe que há menos de um cem al-Qaeda perdidos no Afeganistão! Cem mil soldados tentam esmagar uma centena de indivíduos que vivem em cavernas? Você está falando sério? Você bebeu “Bush Kool-Aid” (a expressão significa aceitar cegamente um argumento implausível)? Eu me recuso a acreditar nisso.
Sua decisão potencial de expandir a guerra (embora dizendo que você está fazendo isso para que possa “acabar com a guerra”) vai fazer mais para gravar em pedra o seu legado que qualquer uma das grandes coisas que você disse e fez em seu primeiro ano . Jogue mais um osso para os republicanos e a coligação dos esperançosos e dos desesperados pode ter ido embora – e esta nação estará de volta nas mãos dos inimigos mais rápido do que você perceber.

Escolha com cuidado, Sr. Presidente. Seu patrocinadores corporativos vão abandoná-lo tão logo é claro que você é um presidente com prazo de validade curto e que a nação estará de volta em segurança nas mãos dos idiotas quando estes fizerem o seu lance. Isso poderia ser depois de amanhã.

Nós, o povo, ainda amamos você. Nós, o povo ainda tem uma ponta de esperança. Mas o povo não aguenta mais. Nós não podemos que você ceda, mais e mais, quando se elegeu por uma larga margem, de variedade de milhões de votos, para entrar lá e fazer o trabalho. Que parte da “vitória esmagadora” você não entendeu?
Não seja engane em pensar que o envio de um pouco mais tropas para o Afeganistão vai fazer a diferença, ou fará você ganhar o respeito dos adversários. Eles não vão parar até que este país seja dilacerado e cada último dólar for extraído dos pobres e dos prestes a serem pobres. Você poderia enviar um milhão de soldados lá e os loucos da direita ainda não ficariam felizes. Você ainda seria vítima do veneno incessante do ódio do rádio e da televisão, porque não importa o que você faz, você não pode mudar uma coisa sobre você que os deixa no limite.

Os inimigos não eram os que o elegeram, e os inimigos não podem ser conquistados abandonando o resto de nós.

O presidente Obama, é hora de voltar para casa. Pergunte aos seus vizinhos em Chicago, e os pais dos jovens, homens e mulheres que iria fazer lutar e morrer se eles querem mais bilhões e mais tropas no Afeganistão. Você acha que eles vão dizer: “Não, nós não precisamos de cuidados de saúde, nós não precisamos de empregos, nós não precisamos de casas. Você vai em frente, Senhor Presidente, e envie nossas riquezas e nossos filhos e filhas no exterior, porque nós não precisamos deles, também. ”

O que Martin Luther King faria? Qual seria a sua avó faria? Não enviar mais pessoas pobres para matar outras pessoas pobres que não representam qualquer ameaça para eles, é o que eles fariam. Não gastam bilhões e trilhões para fazer a guerra, enquanto as crianças americanas estão dormindo nas ruas e de pé em filas de pão.

Votei e orei por você e chorei a noite de sua vitória, por ter resistido um inferno orwelliano de oito anos de crimes cometidos em nosso nome: tortura, a entrega, a suspensão de direitos, invadindo as nações que não tinham nos atacaram, explodir bairros que Saddam “poderia” estar (mas onde nunca foi), bombardeando festas de casamento no Afeganistão. Nós prestamos atenção enquanto centenas de milhares de civis iraquianos foram mortos e de milhares de nossos bravos homens e mulheres jovens foram mortos, mutilados, ou suportaram angústia mental – o terror pleno que dificilmente se conhece.

Quando elegemos você não esperávamos milagres. Nós nem mesmo esperar grandes mudanças. Mas nós esperávamos alguma. Nós achamos que você iria parar a loucura. Parar a matança. Parar a idéia insana de que os homens com armas pode reorganizar uma nação que nem sequer funciona como uma nação e nunca, nunca foi.

Pare, pare, pare! Por uma questão de vida dos jovens americanos e civis afegãos, pare. Por razões de sua Presidência, a esperança eo futuro de nossa nação, pare. Pelo amor de Deus, pare.

Hoje à noite, ainda temos esperança.

Amanhã, veremos. A bola está com você. Você não tem que fazer isso. Você pode ter um perfil de coragem. Você pode ser filho de sua mãe.

Estamos contando com você.

Atenciosamente,
Michael Moore

GO: ‘twitteiro’ ameaçado por denunciar tucanos

O clima eleitoral esquenta em Goiás. Ao amanhecer de quarta-feira (24), três homens mascarados invadiram a casa do contador João Carlos Habib Corrêa, e mantiveram sua mulher e dois filhos de 3 e 5 anos sob a mira de pistolas apontadas para suas cabeças, enquanto ele era obrigado a deletar do seu Twitter, o @Goias_Verdade, com denúncias contra o PSDB local e contra um ex-dirigente do Sebrae.

A agressão do “twitteiro” de Goiás está sendo investigada sob sigilo pelo serviço reservado da Secretário de Segurança Pública de Goiás.

A placa do automóvel usado pelos agressores do “twitteiro” goiano foi registrada pelas câmeras de segurança de uma padaria.

"Pé de galinha não machuca pinto"- O Que leva um pai a matar sua filha?

Enfim, acaba o Show.

O relógio, antigo, de minha casa dava uma badalada: 1:00 h de um novo dia.

Na tv., a Globo News transmitia o final do julgamento do "caso Izabella Nardoni".

Pela tv. viamos atras das grades(portão que separava a multidão ), uma multidão comemorava . Mães com crianças nos colos ( naquela hora) , gritavam emocionadas: Justiça, Justiça.

Enfim, em meio a greve dos professores, que foram MASSACRADOS pela TROPA DE CHOQUE de José Serra, o paulista parava tudo para se ver vingado .

Os Escandalos de Arruda,o governador corrupto que segue o exemplo de Serra ( palavras dele) , a prisão dos MEGA EMPRESARIOS da ALSTON, empresa que desviou milhoes junto ao governo de José Serra, no caso do METRO DE SAO PAULO, ali, ao lado do local onde aquele mesmo pessoal se sentia vingado, nadaameaçava a atenção dos paulistanos. NOTEI PASMA, BESTIFICADA

Eu sinceramente não vi motivo de tanta comemoração: Justiça é OBRIGAÇÃO. Punir os culpados é dever do estado, não pode ser regra.

E Como O SHOW TEM QUE CONTINUAR, gostaria de ver provocado um debate necessario. Gostaria de ver a mesma mídia sensacionalista, causar furor social em revelar a uma sociedade capaz de esquecer TANTAS ISABELAS DIARIAS e aguardar um julgamento que estava na cara, só podia ter um resultado - justo resultado: CONDENAR os culpados.

Putz, mas dentre os culpados tem O PAI de Isabela. E quando a mídia mostrou algo que iniciasse um debate necessario:

" SE PÉ DE GALINHA NÃO MACHUCA PINTO", o que leva um pai a matar um filho?

O que leva um pai, ou uma mãe a vender uma filha, seja nos cafundó do sertão nordestino , que uma mãe vende uma filha de 8,9,10 anos para um "viajante qualquer", por qualquer 50 reais ( LEMBRANDO QUE o nordeste é o local "produtor" de tráfico de mulheres e de órgãos ), ou via TV. GLOBO, num de tantos exemplos, no caso da mãe da "Brother" Fernanda, que para ser "heroina-mor" é aconselhada a transar muito, muito normal, como se a mãe estivesse mandando a filha tomar banho ou almoçar.Os Brothers essa semana ficarão mais tranquilos, o SHOW estava garantido , o Ibope também.

Vi uma foto da mãe da Isabella, ilustrando uma declaração:
O VAZIO É GRANDE, Nada vai trazer minha filha de volta!
Sou solidária a essa mãe. E a outras tantas, que diariamente perdem seus filhos...

E a mídia, a mesma mídia que esconde o bandido de colarinho branco , que mostra novelas onde a familia, em todos os núcleos é um detalhe (Alguém conhece uma família feliz em alguma novela da TV?), fará o que?

ISABELLAS continuam morrendo. Mês passado em JF- MG um pai mata os filhos e a esposa. Nossa sociedade está doente.
No ES, tem quase 40 anos, que Aracelli morreu. Morreu vítima do trafico de drogas, era avião de sua mãe.
Ao menos uma criança agora está sendo espancada. Estuprada por um pai....

Nada trará as ISABELLAS de volta, mas podemos mudar ou ao menos reverter o processo de aculturamento e a perda de valores em nossa sociedade.

E as transmissoras desse sensacionalismo histerico , deveriam seguir comandando o "show " , mas duvido que farão, ao contrário, passado o julgamento, voltaremos aos "herois" de Bial e os casos sexuais familiares das novelas .

Enquanto outras Isabellas morrem no anonimato.

De Nanda Tardin

California, estado dos EEUU, vai Exportar detentos para o México

A grave crise no orçamento da Califórnia forçou o estado a tratar da superlotação nas cadeias.

O estado iniciou nas últimas semanas suas maiores mudanças desde 1970 para diminuir a superlotação - e reduzir a impressionante taxa de 70% de reincidência de crimes - enquanto a população carcerária se transforma num dos maiores drenos dos já debilitados cofres do estado.

Cerca de 11% do orçamento estadual, ou cerca de US$ 8 bilhões, vão para o sistema penal, mais do que é gasto como educação superior.

Menos 9.500 detentos nas prisões

Os problemas do sistema são evidentes numa prisão em Lancaster, 80 km ao norte de Los Angeles, onde 4.600 presos ocupam prédios erguidos para um terço deste número. Um asfixiante ginásio abriga 250 pessoas em beliches, de parede a parede.

Os novos esforços neste ano são direcionados a remover das prisões criminosos de 'baixa periculosidade' . O objetivo é retirar 9.500 detentos das 33 carceragens do estado até o ano que vem. No total, há 197.000 presos na Califórnia, a maioria composta por latinos ou negros.

Para reduzir a volta de ex-criminosos para a prisão por violações da sentença condicional, centenas de presos por delitos simples vão ser libertados sem serem submetidos à supervisão de policiais.

Alguns prisioneiros também podem ser libertados antes do prazo, depois de passar por programas de educação e contra drogas, ou ter as sentenças reduzidas sob novas fórmulas de cálculo que levam em conta o tempo de prisão antes e depois da sentença.

O governo Schwarzenegger cogitou uma série de outras ideias para reduzir custos, incluindo prisão no México e entregar prisões à iniciativa privada .

sábado, 27 de março de 2010

O EXTERMINADOR DO FUTURO – A MÃO DE BUSH


Wesley Antonio de Serqueira, morto em 23.04.08 na CASCUVI.-Presidio do ES
Imagem da pag.4 do relatório emviado ao Procurador da Republica Federativa do Brasil pela ONG
CONECTAS DIREITOS HUMANOS
Procedimento Administrativo nº 1.00.000.003755/2009-57


O governador do estado norte-americano da Califórnia assustados com os custos de presídios, penitenciárias e afins, decidiu que vai mandar libertar alguns presos e deportá-los para o México. Para completar o processo vai privatizar o sistema penitenciário do estado.

No extinto estado do Espírito Santo – Brasil – o governador Paulo Hartung tomou providências mais “simples” ao longo de seus dois mandatos. Colocou presos em conteiners e quando o modelo não dispunha mais de espaço mandava que os presos ficassem acorrentados nos corredores das delegacias e distritos policiais.


(Foto)Rio de lixo e esgoto no presídio de Novo Horizonte – Celas Metálicas – abril de 2009- pg.11 do relatório emviado ao Procurador da Republica Federativa do Brasil pela ONG CONECTAS DIREITOS HUMANOS - Procedimento Administrativo nº 1.00.000.003755/2009-57

Segundo o senador Gérson Camata isso é “investimento” e nada semelhante foi feito naquela antiga unidade da suposta Federação brasileira, hoje latifúndio VALE, ARACRUZ, SAMARCO, CST e outros menores. Para o senador a decisão da Comissão de Direitos Humanos da ONU de chamar o governador às falas e denunciar maus tratos e falta de condições mínimas no sistema penitenciário do latifúndio é “uma injustiça”, produto de denúncias “falsas”.

Em toda a minha vida vi três momentos de intensa ebulição, digamos assim, diante de pessoas, ou grupos, ou fatos. Quando menino, no Rio, o frenesi causado pelo cantor Cauby Peixoto. Chegou a tentar a sorte em Hollywood com o nome de Coby Dijon. Mais tarde a loucura despertada pelos Beatles onde quer que passassem e em ambiente mais restrito as reações à música de Pete Townsend, guitarrista do conjunto THE WHO.

E, eventualmente, um ou outro num dado momento. Ia me esquecendo, a conquista da Copa do Mundo em 1958, a primeira vitória do Brasil. Mexeu com o País inteiro um domingo inteiro, o jogo, a final contra a Suécia foi jogado pela manhã.

O ônibus Muda__Copacabana muitas vezes ficava retido na avenida Beira Mar, não havia ainda o Aterro. Cauby costumava assentar-se à murada da antiga praia de Botafogo e as pessoas se aglomeravam para tocá-lo. “Ela é fã da Emilinha/grita o nome do Cauby/e depois de desmaiar/pega a REVISTA DO RÁDIO e começa a se abanar...”

Uma “quentinha” fornecida a presídios em quase todos os lugares – vamos dar o benefício da exceção, o de que toda regra tem uma, pelo menos uma exceção – custa mais ou menos o mesmo preço de um almoço num self service de padrão médio, de médio para bom.

A diferença está no conteúdo. Mas é isso é irrelevante se levarmos em conta que o dono do self service aufere lucro com algum investimento e o governador, qualquer que seja, aufere propina a partir do dinheiro público no superfaturamento das “quentinhas”. Privatizando então, aqui ou nos Estados Unidos, o preço, no mínimo, dobra, mas é a lógica do modelo, o deus mercado.

Qualquer programa de ressocialização de presos e condenados custaria ao Estado, às instituições públicas, menos, no seu todo, que qualquer privatização, ou deportação para o México. O México é uma espécie de grande lata de lixo dos EUA.

Surgiu lá a gripe suína a partir de uma empresa norte-americana, a GRANJAS CARROL, expulsa de três estados norte-americanos por causar prejuízos ambientais dentre eles contaminar lençóis de água. Uai! Tem lençol de pano também, de petróleo.

Volta e meia se afirma que se o governo, qualquer governo, investisse mais em prevenção na área de saúde, ainda que possa parecer o contrário, os gastos num determinado período com essa mesma saúde pública seriam menores que a eterna mania de tampar buracos em cada crise do setor e depois deixa para lá.

Tampar buraco é mais ou menos depois que alguém morre na fila por falta de atendimento, ou vaga para uma cirurgia de emergência e via de regra vem com o nome de “iremos fazer isso e aquilo e instaurar uma sindicância”

José Collor Arruda Serra, por exemplo, governador de São Paulo, vocação de Nero e Calígula a um tempo só, prende professores que protestam por melhores salários. A Polícia chega e baixa a borduna.

A classe média, em sua maioria, maioria bem expressiva, entra em frenesi com a máxima do ex-deputado Sivuca, que “bandido bom é bandido morto”. Em nome da moral e dos bons costumes Luma de Oliveira presta serviços voluntários ao Corpo de Bombeiros. E a moçada entra em delírio quando o BOPE aparece, de preferência com o Caveirão.

Vai daí que Barack Obama, tentando tirar Clinton e Bush do ócio (muito bem remunerado) convida-os a levar a “verdade” do império aos haitianos e explicar como os EUA vão transformar o Haiti num novo Éden.

Aí, assim meio que do nada ambos descem de um avião da força aérea mais poderosa do mundo e percorrem ruas (previamente selecionadas) de Porto Príncipe, negócio de cem metros no máximo, Clinton está deprimido com o segundo infarto. No meio do caminho pessoas passíveis de serem cumprimentadas sem estender a mão pedindo um prato de comida, mas gordas e fornidas pela ajuda dos EUA.

Bush cumprimenta um negro e mal disfarçando seu asco, limpa as mãos, disfarçadamente, na camisa de Clinton.

Está no décimo terceiro segundo do vídeo que pode ser visto em
http://colunas.epoca.globo.com/bombounaweb/2010/03/24/bush-limpa-a-mao-depois-de-cumprimentar-haitiano/

Percebe-se agora porque a piedosa senhora Barbra Bush, mãe do terrorista, disse à época do furacão Katrina que os refugiados “estão melhores aqui nos acampamentos que em New Orleans, pois aqui fazem três refeições por dia”. New Orleans no caso era a casa dos ditos refugiados. E entende-se porque Bush foi criticado à época pela demora no socorro às vítimas do furacão.

As vítimas eram negros em sua esmagadora maioria e a despeito de ali se ter a melhor música do mundo, o jazz, Bush não saberia responder a uma pergunta que fizeram a Joe Louis – “o que é jazz?” – e sua resposta –“ora, se você não sabe e não sente não adianta explicar pois não tem resposta” – Bush não sabe o que é jazz. Entende de petróleo e bombas. De prisões e torturas.

O governador da Califórnia não é diferente. O capataz do antigo Espírito Santo, a quem chamam de governador, também não. E o senador Gérson Camata é uma dessas figuras deploráveis, aquele tipo de espalha bolinho. Não porque seja chato, isso é adereço nele, mas por ser repugnante.

No filme tudo bem, o futuro da humanidade fica garantido por Schwazenegger. Na realidade, o exterminador está vencendo de dez a zero.

Vem aí recall de carregadores de bebês.

A Comissão de Proteção ao Consumidor dos Estados Unidos (CPSC) “convocou” um milhão de proprietários de “carregadores” de bebê, os célebres carrinhos (moça tem o telefone do bebê?) para um recall. Feito de pano os bebês podem vir a morrer sufocados com o tecido, dependendo da posição em que estejam dentro dos tais “carregadores”. Foram constatadas três mortes atribuídas a problemas com o produto.

A marca é INFANTINO e o presidente da empresa já anunciou que vai dar “carregadores” em lojas da marca aos clientes que se “sentirem prejudicados”. Deve acrescentar um pirulito, com certeza.

Pior que isso, disse que a “preocupação” da empresa é com a “segurança dos bebês”, como se empresários tivessem esse tipo de preocupação na relação produto/consumidor com qualquer vestígio de ser humano.

Breve, no mercado mexicano um monte de carrinhos da marca INFANTINO e em vários países latino-americanos, asiáticos, africanos, etc, uma liquidação de “carregadores” de bebês.

Quem nem os presos do governador da Califórnia, “item de exportação para o México”, ou os do Espírito Santo (tratados a pão de ló segundo o repulsivo Gérson Camata). Ou os negros do Haiti na visão de George Walker Bush.

Nos entretantos a classe média mete a cabeça no buraco que nem avestruz, deixa o rabo do lado de fora e mergulha fundo no BBB. Faz ares de entendida, pede vinho tinto seco, olha a garrafa, a safra, gira o copo, sente o aroma, bebe e bochecha o primeiro gole, depois entorna. No fim vai “CANÇÃO” mesmo, pelo menos um vinho honesto.

Putz meu! Na edição do JORNAL dito NACIONAL um cidadão, acho que na de terça, dia 23, apareceu atrás do repórter que relatava os últimos acontecimentos do julgamento dos NARDONIS e começou a fazer papagaiadas (coitado do papagaio). Um segurança da GLOBO deu um safanão no dito cujo, o barulho do tombo foi audível.

Violência pura, se o cara tivesse aparecido num quinto andar teria sido atirado pela janela, a reação do segurança foi típica de qualquer boçal, via de regra seguranças são boçais. O que a GLOBO não percebeu, ou não quis, é que aquele gaiato, boboca, é o telespectador padrão. Se continuar com esse tratamento em breve todos estarão gritando aleluia.

“Galvão olha eu aqui, mamãe consegui!”.

Todos não, claro. Boa parte da turma. Tem diferença entre o Faustão e o cara que apareceu assim de relance por quinze minutos de fama? Quem sabe não está ali uma nova vocação de global e o segurança exterminou o futuro do cara?

Uai! Espanto por que? O Bial não comanda a caravana da cidadania além do BBB? Extermínio de vida inteligente.

Essa gente não faz a menor idéia do modo de ser Grigori Perelman e a Conjectura de Poincaré.

Não dá IBOPE, só o sentido da vida.

De Laerte Braga

Repressão sem fim: Ditadura persegue e mata opositores

As lideranças da Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP) em Honduras estão sendo ameaçadas, perseguidas e mortas. As garantias constitucionais continuam suspensas para aqueles que se opuseram ao golpe de 28 de junho de 2009 e permanecem na oposição. Nos últimos 10 dias foram assassinados José Manuel Flores, Francisco Castillo, José Antonio Cardoza, José Carías e Nahun Palacios.

O processo eleitoral de novembro do ano passado em Honduras, levando à substituição de Roberto Micheletti por Pofírio Lobo, não significou em momento algum o retorno à ordem constitucional com a garantia do direito de manifestação e expressão, o respeito aos direitos humanos. Ao contrário, os assassinatos se tornaram seletivos: dirigentes dos professores, trabalhadores, jornalistas, sindicalistas, artistas, intelectuais em geral e defensores dos direitos humanos, todos de alguma forma vinculados à FNRP. Quase todos os dias se registram seqüestros, assaltos de residências, prisões ou mortes de resistentes.

As ações arbitrárias da ditadura se estendem aos veículos de comunicação, como as rádios Globo Honduras, Progresso e Uno, e Canal 36, entre outras. Um dos principais centros da resistência ao golpe, a Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH), corre o risco de ser fechada - os alunos receberiam bolsas para prosseguir os estudos nas instituições particulares. Entidades sindicais também sofrem pressões.

É importante que entidades e personalidades de todo o mundo manifestem-se contra o massacre em andamento, a tentativa de desmantelar um movimento social que busca transformar- se num partido político e, pela via pacífica, convocar uma Assembléia Nacional Constituinte que assegure transformações sociais reclamadas pelo povo hondurenho.

Honduras é um país pequeno, pouco conhecido no Brasil. A Resistência precisa de nossa solidariedade. A trincheira dos hondurenhos é a trincheira de todos os latino-americanos que sonham com um mundo melhor, almejam a justiça social e o bem estar, o acesso à infra-estrutura básica - emprego, moradia, saneamento, educação, saúde e acesso à produção cultural.

Os jornalistas brasileiros, os intelectuais, os líderes sindicais e os parlamentares progressistas e nutridos do espírito humanitário, devem prestar atenção ao que acontece naquele país centro-americano, onde uma oligarquia retrograda sustenta uma ditadura que reprime homens e mulheres que não se rendem. Hondurenhos que lutam nas cidades e no campo, resistem brava e estoicamente, são criativos, persistentes, dotados de argumentos para sustentar uma ação pacífica.

Parte dessa realidade cruel das ruas de Honduras pode ser apreendida nos seguintes endereços:

Comitê dos Familiares de Presos e Desaparecidos em Honduras – COFADEH e site Defensores em Línea.

Comitê de Defesa dos Direitos Humanos em Honduras - CODEH

Site Vos El Soberano

Segue um breve apanhado dos acontecimentos nos últimos dias e que refletem um pouco do que acontece em Honduras nesse momento: março de 2010, início do século 21. Confira no blog Honduras é logo ali!

De Celso Martins

ONG denuncia retirada de trólebus da capital paulista



Na contramão dos avanços tecnológicos, que podem tornar o trólebus um veículo mais viável para as cidades, São Paulo tem desprezado o sistema de tecnologia limpa e retirado veículos de circulação. A denúncia foi feita pela ONG Respira São Paulo, pelo Movimento Defesa do Trólebus e pelo ViaTrolebus, portal especializado neste tipo de transporte.
A ONG diz ter flagrado dois trólebus em bom estado de conservação, que estavam operando sem problemas, em meio a veículos sem condições de uso, na garagem/cemité rio de Santo amaro, na Avenida Guido Calói. Os representantes do Movimento procuraram o “Ponto de ônibus” e mostraram uma foto dos dois veículos estacionados entre ônibus sucateados.
“Os carros (trólebus) tem sido baixados e os passageiros prejudicados. Foram flagrados dois, mas pelo acompanhamento que fazemos da frota, pelo menos 10 ônibus elétricos em bom estado de conservação foram parados há poucos dias” – afirma Marcos Galese, vice-presidente do Movimento Respira São Paulo.
Segundo as organizações, há um déficit deste tipo de veículos em operação na cidade se for levado em conta o contrato de operação. “A cidade deve ter 213 trólebus. Dez de reserva técnica operacional e 203 circulando. Hoje temos no máximo 190 ônibus elétricos, contando com os veículos que devem ficar na garagem como reservas se algum outro apresentar problema” – informa Galese.
Para os movimentos, o problema não está somente em dar baixa num ônibus em boas condições, que por si só é um desperdício de dinheiro da população, mas reside também na falta de reposição destes trólebus: “Os veículos que são tirados não são repostos, o que prejudica demais a população que conta com um número de trólebus menor do que precisa. Além do mais, o que nos espanta é por que os trólebus em bom estado foram escondidos em filas imensas de ônibus já baixados e sem condições de uso” – questiona Renato Lobo, da Comunidade de Defesa do Trólebus e do Portal ViaTrólebus.
“É muito bom termos um trólebus novo em testes, como o Iluminatti/Ibrava/ Tutto, mas para colocá-lo não é necessário sucatear mais de 10 veículos em plenas condições de uso, já que o tempo médio de vida útil de um trólebus pode ser três vezes maior em relação a um veículo diesel comum” – comenta Renato.

De Ádamo Bazani

Aliança tucana torna Fernando Henrique um sem palanque

Líderes do PSDB, do DEM e do PPS decidiram ontem que o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, líder supremo do tucanato e do PFL (agora DEM) durante dois mandatos, ficará fora da lista de oradores na festa de lançamento da candidatura de José Serra. A intenção é dissociar Serra do Governo Fernando Henrique em que foi ministro.
Os caciques oposicionistas resolveram também que o evento, marcado para 10 de abril em Brasília, deve ter o que chamam de “público representativo” , em vez de militantes.
As decisões foram tomadas na primeira reunião destinada a tratar da solenidade em que o direito de discursar será reservado a quatro personagens – os presidentes dos três partidos e o candidato à Presidência.
“A mensagem principal será a do candidato. Será a palavra de um líder, para parar e ouvir”, argumenta o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).
A distribuição dos convites, por email, já foi iniciada. O comando oposicionista pretende reunir prefeitos, parlamentares municipais, estaduais e federais, governadores, empresários, intelectuais, artistas e representantes de entidades.
AFAGO
Serra voltou ontem a Minas Gerais para mais uma conversa com o governador Aécio Neves. Em pronunciamento, após uma primeira reunião de meia hora, declarou-se satisfeito por visitar Minas em sua última viagem como governador e qualificou o encontro com Aécio como um ato “simbólico e representativo” da proximidade política dos dois.
Poucos dias antes de renunciarem aos cargos para disputar as eleições, Serra e Aécio assinaram convênios de capacitação técnica nas áreas da Fazenda e Segurança Pública. Eles discursaram, mas se recusaram a responder qualquer pergunta dos jornalistas.
Pela manhã, no Rio, ao ser questionado sobre a insistência do PSDB em tê-lo como candidato a vice-presidente, Aécio voltou a negar essa possibilidade.
“A minha decisão é muito serena, porque ela é tomada a partir de uma convicção muito pessoal que tenho. A forma melhor de eu ajudar ao candidato do meu partido é estando em Minas, atuando em Minas, apoiando o nosso candidato ao governo, Antonio Anastasia, e apoiando o candidato José Serra”.

Roubando o pobre: Vereador do PSDB recebe dinheiro do Bolsa Família

Alto Paraíso de Goiás é uma cidade de contrastes. Conhecida pelo misticismo e pelas belas cachoeiras, abriga entre os cerca de 7,4 mil habitantes quem ostente construções cercadas de luxo e quem viva em casas de madeira e chão batido. Dois vereadores do município, porém, em nada contribuem para reduzir a desigualdade social. Ao contrário. João Vítor Soares (PMDB) e João Ribeiro Marinho (PSDB), com salários de R$ 2 mil, apropriam-se de benefício que deveria ajudar os mais pobres. Ambos receberam dinheiro do Bolsa Família, o principal programa social do governo do Presidente Lula. Apesar da denúncia de um colega de Legislativo, eles não manifestam qualquer interesse em devolver os valores recebidos indevidamente.

O Bolsa Família é destinado a pessoas em situação de pobreza, com renda mensal de até R$ 140 (leia quadro) e, evidentemente, a finalidade do programa não se aplica aos vereadores. João Vítor Soares, que é o segundo-secretá rio da Câmara Municipal, recebe o benefício desde 2007. Só de janeiro a novembro do ano passado, cerca de R$ 1,4 mil foi pago a ele pelo programa, segundo números do Portal da Transparência. De janeiro a agosto de 2009, ele recebeu, com cadastro feito no próprio nome, R$ 122 mensais. De setembro a dezembro, ganhou um reajuste e passou a embolsar R$ 134 mensais. O valor básico do benefício foi reajustado de R$ 62 para R$ 68, e o benefício variável, pago de acordo com o número de crianças e adolescentes da família, aumentou para até R$ 66 por família.

À Justiça Eleitoral, o vereador de Alto Paraíso declarou, em 2008, quando se candidatou, ter uma casa no valor de R$ 60 mil, e um caminhão que custava R$ 9 mil. A esposa — a quem ele credita o cadastramento indevido no programa — também trabalha e é bolsista da Universidade de Brasília (UnB). Não é preciso muita perícia para verificar que ambos estão longe de se enquadrar no perfil de famílias que devem receber o benefício.

Eleito vereador, mas indicado para a Secretaria de Saúde, João Ribeiro Marinho está na lista de beneficiários irregulares do programa de transferência de renda. A esposa do secretário, Luciene da Silva, recebeu durante todo o ano passado cerca de R$ 500 por conta do Bolsa Família. Ele declarou à Justiça eleitoral, em 2008, quando se lançou candidato à Câmara, ter uma casa no valor de R$ 100 mil e um carro avaliado em R$ 4 mil. O Jornal Correio visitou o local. A casa é grande, espaçosa, e acabou de passar por uma reforma. Dois carros estavam estacionados na garagem. E, assim como o colega que fraudou o Bolsa Família, tem uma parabólica no quintal.

Os dois vereadores apontam as companheiras como culpadas pela inclusão no programa. “Eu não sabia que minha esposa tinha me cadastrado, mas tenho que assumir a culpa, porque o casal é como se fosse um só”, justificou João Vítor. Questionado sobre como a mulher teria conseguido fazer o cadastro no nome dele, com os documentos, sem avisá-lo, não conseguiu responder. Já o secretário de Saúde, João Marinho, disse que só soube que a esposa recebia o Bolsa Família este ano quando foi avisado pelo secretário de Ação Social. “Eu nem sabia que ela recebia, mas isso já foi cancelado”, ressaltou.

A fraude veio à tona depois que um colega de plenário dos parlamentares teve acesso à lista de beneficiários do programa. Hueberton Garcêz (DEM), o mais novo vereador da cidade, de 23 anos, pediu informações à Secretaria de Ação Social do município. Não recebeu os documentos. Ao investigar no Portal da Transparência, descobriu a fraude. Ele cobrou explicações no plenário em 8 de março e mesmo assim foi ignorado. Só quando levou o caso à Promotoria Única de Alto Paraíso, os colegas pediram o cancelamento do benefício. “Na Câmara não deu em nada porque a maioria dos vereadores, assim como os dois envolvidos, são da base do prefeito, e o assunto morreu assim que eu terminei de falar”, explicou.Com informações do Correio

Quem tem direito ao benefício federal

O Bolsa Família é o principal programa de transferência de renda do governo federal.

No último ano, o teto da renda máxima por pessoa das famílias que podem receber o benefício foi ampliado, passando de R$ 120 para R$ 140. Com isso, o programa deve alcançar 12,9 milhões de famílias até o fim deste ano.

O programa é destinado exclusivamente a pessoas em situação de pobreza, com renda mensal por pessoa de R$ 70 a R$ 140, e de extrema pobreza. Para receberem essa classificação, as famílias devem contar com até R$ 70 por pessoa por mês.

Os beneficiados são inseridos pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Um cruzamento de informações é feito e as famílias beneficiadas são selecionadas automaticamente.

A renda da família é calculada a partir da soma do dinheiro que todas as pessoas da casa ganham por mês, sendo contabilizados salários e aposentadorias. O valor total é dividido pelo número de pessoas que vivem na casa, obtendo assim a renda per capita.

As famílias que possuem renda mensal entre R$ 70,01 e R$ 140,00 só entram no programa se possuírem crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos. Já as famílias com renda mensal de até R$ 70,00 por pessoa podem participar do Bolsa Família independentemente da idade dos componentes da família..

FASE: interesses privados e o silêncio da RBS



Hoje não vou falar sobre nada que eu tenha lido, ouvido ou visto nos jornais por aí. Vou falar sobre o que eu não vejo, não ouço, não leio. Não lembrava de ter visto na Zero Hora, por exemplo, mas, para não ser injusta, fui ao canal de busca do site. Mas minhas impressões se confirmaram: a informação mais recente que encontrei sobre a possível alienação ou permuta do terreno da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), que pertence ao estado do Rio Grande do Sul, é datada do dia 11 de março. E tem míseros dois parágrafos. Antes dessa, uma notinha de iguais dois parágrafos do dia 23 de fevereiro, louvando a iniciativa do governo Yeda.

O projeto de lei 388, que autoriza a alienação ou permuta de um terreno de 74 hectares localizado na avenida Padre Cacique, quase em frente ao estádio Beira-Rio – ou seja, extremamente bem localizado, principalmente se considerarmos a iminência de uma Copa do Mundo -, com um vasto patrimônio ambiental e histórico, seria votado hoje, caso tivesse havido quórum, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RS.

Além do patrimônio riquíssimo que o governo quer entregar para a iniciativa privada, o terreno tem também pelo menos 10 mil pessoas que moram ali e não estão sendo ouvidas. A ideia é trocar o terreno por outros menores, com o suposto objetivo de descentralizar a Fase, mas não há planejamento para isso, e a imprensa se cala. Mais informações sobre o caso no Somos andando, no RS Urgente e no Jornal do Comércio.

É possível que o governo entregue a última área que ainda conserva vegetação típica de Porto Alegre para construtoras, mas a mídia não diz. Sei que a Band cobriu alguma coisa na rádio. Sei que o Marcelo Noah está se esforçando na Ipanema para fazer alguma divulgação. Fora isso, silêncio (peço perdão se faltou citar alguém, mas não dou conta de rastrear toda a cobertura da imprensa, sei apenas que foram pouquíssimos os que noticiaram).

A explicação óbvia seria por si só bem plausível diante do que estamos acostumados a ver na imprensa: interessa mais valorizar a iniciativa privada nos meios de comunicação. Não interessa o que pode ser bom para a população. Ainda mais se quem tiver proposto o projeto for um governo amigo. É sempre bom preservar esse tipo de amizade. Amizades poderosas.

Mas a coisa vai mais longe: os Sirotsky, a quem pertence o maior, quase único, grupo de comunicação do Rio Grande do Sul, a RBS (conhecido por alguns como PRBS, por conta de suas características de partido político nas atitudes que toma), são também donos de uma empresa chamada Maiojama (uma mistura breguíssima dos nomes MAurício; IOne, mulher de Maurício; JAyme; e MArlene, mulher de Jayme). A Maiojama é uma construtora, ou melhor, como diz em seu site, “atua no planejamento e desenvolvimento de edificações residenciais, comerciais, flats e shopping centers”.

Agora peço um esforço mínimo de dedução lógica dos leitores: o governo do estado quer entregar um terreno por um valor muito abaixo do de mercado; o terreno é gigante, muito bem localizado, num dos pontos atualmente mais disputados de Porto Alegre; seria perfeito, do ponto de vista empresarial, para construir um grande complexo, que poderia envolver dúzias de torres de apartamentos, comércio, shopping, mil coisas; quem faria isso seria uma construtora; os Sirotsky têm uma construtora; os Sirotsky têm um grupo de comunicação; o grupo de comunicação se cala diante de um empreendimento que pode prejudicar a população. Logo, há um grande interesse por trás que orienta o silêncio absolutamente antiético da empresa de comunicação.

A ética jornalística manda colocar o cidadão em primeiro lugar e não se deixar corromper. Os interesses privados não podem transpor os coletivos. Ou seja, a RBS adota uma postura nitidamente, escancaradamente, maldosamente antiética.

De Cris Rodrigues

Professores são brutalmente agredidos em São Paulo




(As fotos são da manifestação desta sexta-feira, onde professores foram brutalmente agredidos pela polícia de Serra. A primeira foto mostra um professor carregando um policial ferido; captada por Clayton de Souza, da Agência Estado, esta foto já se tornou sucesso absoluto na blogosfera; Leandro Fortes escreveu um belíssimo texto sobre ela em seu blog.)

Tem esse trecho, logo no início do conto. "Não sei explanar melhor sobre isto porque aconteceu um fato que é mais voraz do que as palavras em pássaros. Um fato que exaure todas as possibilidades. Pois é um fato cruento". João Gilberto Noll, quando escreveu Cego e a Dançarina, jamais poderia imaginar que alguém usaria seu conto para tentar compreender a brutalidade social em São Paulo. Mas as palavras, como ele mesmo diria, são pássaros enlouquecidos voando sob um sol anêmico. Quem é vivo, afinal, são os pássaros. Não o sol. São os homens, não é a cidade. Os homens, os cidadãos. Os professores. Muito fala-se em educação. Todos estão sempre falando em educação. Os editoriais batem na mesma tecla. Educação. O governo fala sempre que investe mais e mais em educação. No entanto, quem fala nos professores? Quem é que experimenta a rotina diária de inocular na cabeça de crianças ignorantes e adolescentes rebeldes cinco mil anos de cultura ocidental?

O governo de São Paulo, em vez de aumentar o salário de seus 200 mil professores, decide criar uma prova e impor condições mediante as quais uns ganharão bônus, outros não. Em vez de estimular o trabalho coletivo, a solidariedade entre os professores, a política educacional de Serra produz divisão. Quem avaliará o carinho e a bondade de uma professora que há vinte anos cuida de suas crianças como se fossem seus filhos? Ganhará menos que um professor recém-ingresso porque este respondeu melhor a uma prova arbitrária estabelecida pela secretaria de educação? Quem medirá o ensino da bondade, da coragem, da honestidade, da justiça, do amor? Em sua cegueira neoliberal, e distraído pelos latidos furiosos da mídia, o candidato à presidência da República, José Serra, não consegue ver a história dançando à sua frente.

Casualmente eu estive, semana passada, na manifestação dos professores paulistas, diante do MASP. Impressionou- me muito. Centenas de plaquinhas com nomes de cidades do estado. Campinhas presente, Jundiaí presente, Marília presente, Ribeirão Preto, presente. Eles vieram de toda a parte, com pouco dinheiro no bolso mas grandes esperanças na cabeça. A maioria mulheres, jovens ou senhoras. Cheias de energia, empunhando plaquinhas e faixas de protesto.

Era um protesto tão autêntico, tão sincero, que na verdade não correspondia apenas à questão salarial dos professores paulistas. "Não queremos bônus, queremos salário", gritavam os manifestantes. Mas o espírito que animava aquela manifestação era muito mais antigo. Lembrei-me, emocionado (e desculpe o diletantismo pedante), das terríveis lutas sociais da Roma antiga, que eu havia lido há pouco em Tito Lívio. A plebe e seus líderes contra os patrícios.

Tudo aquilo se repetia ali, na minha frente. Pouco mais adiante, já um pouco afastado do burburinho, eu cruzei com uma senhora que falava sozinha:

- Bando de vagabundos! Ordinários!

Olhei espantado. Ela vestia-se impecavelmente. Tinha um penteado que devia ter-lhe custado duzentos e quarenta reais, e entrou numa agência do Bradesco da Avenida Paulista. Não pude evitar um sorriso triste diante daquele simbolismo tão cru, tão brutal. Ela xinga os professores e entra no Bradesco. Meu espanto adveio do ódio profundo que emanava de sua voz, de seu olhar. Senti ali uma faísca da guerra interclassista. No ódio da madame pude ouvir os discursos de Appius Claudius contra a plebe.

Há poucas semanas eu estava no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, lendo exatamente.. . Títio Lívio. As partes mais interessantes do primeiro volume são as lutas sociais doméstica de Roma. Plebeus versus patrícios. Ambos tem vitórias e derrotas. É interessante, porém, observar que, apesar das sucessivas vitórias patrícias, os plebeus sempre ganham no final. As leis romanas, em seu ir e vir reacionário ou revolucionário, acaba sempre por dar ganho de causa aos plebeus. Porque eles formam a grande maioria. E porque eles são combativos. Nunca desistem de seus sonhos. São guerreiros. São corajosos. São romanos. A grandeza romana, portanto, está ligada visceralmente às vitórias de suas classes trabalhadoras. A ascensão de Júlio César é seu triunfo final, pois César era ligado aos "populares", o partido da esquerda romana.

Esse triunfo, infelizmente, corresponderá ao fim da democracia romana. Não fora César, é bom enfatizar, o carrasco maior da república. São as classes conservadoras, com seu egoísmo inquebrantável, sempre querendo amealhar todas as terras e sempre especulando com o preço dos alimentos, que levam o império a quase se desfazer em pedaços.

Esqueçamos Roma, todavia. Temos aqui um material profundamente vivo, terrivelmente vivo, para analisar. Nesta sexta-feira 26 de março, dezenas de milhares de professores protestaram mais uma vez contra o governador José Serra.

Eu acompanho a luta dos professores de São Paulo desde o início. Desde que a secretaria de educação decidiu reformar a política de remuneração e carreira dos professores sem o mínimo respeito aos anseios e propostas dos próprios professores. As associações e sindicatos da categoria foram, desde sempre, ignorados, tratados como inimigos, desprezados. E com apoio da mídia, sempre. A mídia paulista nunca se posicionou ao lado dos professores.

Voltei a pensar em Tito Livio, então. A educação é também uma espécie de guerra. Contra a ignorância. Os professores são os soldados. Lembrei que, na Roma Antiga, quando os soldados, por razões politicas, estavam insatisfeitos com seus generais, eles perdiam deliberadamente as batalhas. Foi assim, inclusive, que os plebeus imporam tantas vitórias aos patrícios. Eles ameaçavam entregar Roma a seus inimigos se os patricios não lhes fizessem justiça. Preferiam ser dominados por outros povos a ser escravizados por seus próprios conterrâneos. Por outro lado, não se pode acusar os soldados e plebeus romanos de antipatriotismo. Ao fim, eles sempre acabavam lutando por seu país, e sempre demonstraram infinita paciência e moderação em suas demandas.

Entretanto, como o senhor Paulo Renato, secretário de educação de São Paulo, pretende dar combate à ignorância no estado, se não respeita os soldados desta guerra? Como ele pretende entusiasmar os professores do estado dando-lhes vale-refeição de quatro reais? Desmerecendo seus sindicatos? Mandando espancar os professores?

O secretário de educação deveria ser aliado dos professores. Deveria proteger-lhes. Assim como o governador. José Serra, porém, não dialoga. Mais de quarenta mil professores protestam diante do palácio Bandeirantes, e o governador simplesmente desaparece. Pior, deixa que a polícia reprima o protesto.

O mais grave de tudo, porém, é a ofensa moral. Quando o governador e seus aliados na mídia tentam descaracterizar a luta sindical como mero instrumento de campanha eleitoral e partidária, dizendo coisas do tipo: "essa greve é política; é coisa do PT; é trololó petista; etc", quando age assim, Serra denigre gravemente a própria democracia, e a própria política.

Greves ou manifestações, mesmo quando procuram se ater exclusivamente a reivindicações salariais, sempre serão políticas. Esse aspecto político, longe de ser um "defeito", como Serra sugere, é o aspecto mais nobre de uma greve. Os trabalhadores não querem apenas salários. Exigem o direito de participarem das discussões políticas que moldarão o seu futuro.

A chave do sucesso de Lula, e Serra e seu secretários deveriam ter aprendido isso, é que ele nunca inventou nenhuma reforma mirabolante. Lula sempre discutiu as reformas com as próprias categorias que seriam afetadas. Vamos melhorar o ensino? Chamem os professores, chamem seus sindicatos, e vamos discutir, juntos, o que é melhor para a categoria. Serra não fez isso. Pretendeu impor, autocraticamente, ditatorialmente, reformas de cima para baixo, ignorando, desprezando, humilhando, os anseios e os sonhos de centenas de milhares de professores.

Falta bom senso aos tucanos. Como eles pretendem melhorar a educação do estado desta maneira, punindo os professores? Dando bônus em vez de salário? Como eles pretendem incutir o entusiasmo necessário? O combustível do reacionarismo, na maioria das vezes, é a estupidez e a falta da capacidade de se pôr no lugar do trabalhador. Não é preciso grande capacidade intelectual para imaginar que os professores precisam de condições psicológicas adequadas. O professor tem de estar tranquilo e satisfeito para poder ser um bom profissional. Mesmo se recebesse o triplo do que recebe hoje, mesmo se as condições de infraestrutura das escolas fossem maravilhosas, mesmo assim seria uma profissão difícil, porque não é mole enfrentar sozinho a teimosia e ignorância de dezenas de pestinhas. Entretanto, Serra pretende que os professores enfrentem tudo isso sem salário, sem condições estruturais, e ainda por cima sendo humilhados com mudanças autocráticas, de cuja formulação não participaram, e com as quais não concordam.

Não digo que o governo deva ficar refém dos sindicatos. Mas que mantenha uma discussão aberta, transparente. Se Paulo Renato decidira fazer uma reforma que contava com oposição dura da Associação dos Professores do Estado de São Paulo (Apoesp), deveria, no mínimo, ter feito um debate público, para que as opiniões pudessem ser confrontadas democraticamente e acompanhadas pela sociedade. Esse tipo de decisão de gabinete, fechada, formulada misteriosamente, pode servir para aumentar juros ou mexer no câmbio, mas não se pode agir assim em situações que afetarão profundamente a vida de 200 mil profissionais de ensino e milhões de crianças.

A história ensina que arrogância patrícia, quando tem o poder político e econômico, consegue esmagar facilmente as manifestações de insatisfação da plebe. Mas essa facilidade é sempre aparente e provisória. Porque a plebe, a cada derrota, ressurge mais forte. Mais violenta. Mais dura. O que os patrícios não conseguem compreender é que, à diferença deles, a plebe luta por sua própria vida. Quando se sabe que o vale-refeição do professor paulista é de 4 reais, está claro que sua luta (e isso, mais que tudo, é uma luta política!) é também por sobrevivência. E a luta pela sobrevivência é do tipo da qual não se pode nunca desistir, porque é uma luta de vida e morte.

Os tucanos deveriam aprender que a política de educação não deve se medir apenas por pontinhos a mais ou a menos na prova da Saresp. Observando aqueles milhares de professores se manifestando em frente ao MASP, eu vi que o professor luta pelo direito de ser feliz. Constatei ainda que o PSDB, ao acusar a Apoesp de fazer política partidária pró-PT, apenas humilha os professores, que sabem, no estômago, que não lutam pelo PT, e sim porque a merda de seu vale-refeição não paga nem um lanche, quanto mais um almoço! Com seu discurso preconceituoso (porque discrimina o sindicato e o professor por ter um partido político), o PSDB apenas empurra o professorado para a esquerda, produzindo mais um núcleo duro antitucano no estado.

A experiência da luta sindical, por parte dos professores, por outro lado, está produzindo novas lideranças. Esta é a beleza e a profundidade de tudo isso, porque não falo somente de lideranças políticas, sindicais e partidárias. Falo de liderança, ponto. Voltarão para suas escolas com o espírito mais amadurecido, e quando explicarem aos alunos a história da humanidade, terão, em sua mente, em seu coração, um grande arsenal de exemplos de solidariedade, coragem, astúcia, dor e medo, que somente a luta, a terrível luta da vida, pode nos ensinar.

COMENTÁRIO DESSE BLOG: Você assistiu isso na Globo? Na Band? A Veja reportou?

E por último, pergunto:

Outros editais de concursos públicos são liberados

PARANÁ

Prefeitura Municipal de Maringá, do estado do Paraná, está com inscrições abertas para concurso público no intuito de preencher 52 vagas com formação de cadastro de reserva.
As oportunidades são para profissionais com ensino fundamental completo e incompleto, ensino médio/técnico e ensino superior. Algumas vagas exigem experiência mínima de seis meses.
A remuneração máxima oferecida é de R$ 2.257,86.
Confira relação de cargos completa no edital.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 05 de abril de 2010 exclusivamente através do site da organizadora FAUEL. O valor das taxas de inscrição variam entre R$ 15,30 e R$ 67,73 de acordo com os requisitos e a remuneração de cada cargo.
Detalhes sobre data, hora e local da realização das provas serão divulgados após o encerramento das inscrições.

A Prefeitura Municipal de Arapongas, do estado do Paraná, abre 484 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade através de concurso público.
Os cargos oferecidos são para provimento do quadro de servidores nas áreas de ensino, saúde, administrativa e geral, com remunerações que variam entre o salário mínimo e R$ 1.795,27.Confira a relação de cargos e atribuições no edital.
As inscrições poderão ser feitas via internet, pelo site da organizadora Exatus, ou pessoalmente, no Posto de Atendimento localizado na Usina do Conhecimento, em Arapongas, até o dia 18 de maio de 2010.
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 32 e R$ 86,50, de acordo com os requisitos de cada cargo.
A data, o horário e o local da realização das provas ainda não foram divulgados.

A FAPEAGRO - Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio lança edital de abertura para realização de processo seletivo público.
Localizada na cidade de Londrina, estado do Paraná, a FAPEAGRO oferece 06 vagas para cargos de Técnico Especialista, de nível médio e técnico, e Pesquisador I, II e III para profissionais com ensino superior, mestrado e doutorado na área de bioquímica. A remuneração máxima é de R$ 5.111,15.
Confira tabela de cargos e atribuições no anexo do edital.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 05 de abril de 2010 no site da FAPEAGRO, sem taxas de inscrição.
A seleção será realizada mediante avaliação curricular e de títulos, segundo critérios estabelecidos no edital. A divulgação do resultado está prevista para o dia 19 de abril de 2010.

A Prefeitura de Bela Vista da Caroba, município localizado próximo a cidade de Cascavel, no interior paranaense, abre inscrições para realização de concurso público.
São disponibilizadas 42 vagas, além da formação de cadastro de reserva para diversos cargos em todos os níveis de ensino. As oportunidades oferecem salários entre o piso mínimo e R$ 5 mil.
Confira a tabela de cargos no edital do concurso.As inscrições deverão ser feitas no site da organizadora ABCCON ou através do Posto de Atendimento localizado na sede da Prefeitura local. O valor das taxas é de R$ 30 (nível fundamental), R$ 60 (nível médio) e R$ 100 (nível superior).
As provas objetivas estão previstas para o dia 02 de maio de 2010. Os locais e horários serão divulgados após o encerramento das inscrições.
Candidatos aos cargos de Motorista e Operador de Máquinas deverão realizar também prova prática.

DISTRITO FEDERAL, SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO

A ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária abre concurso público para o provimento de 92 vagas entre os estados de SP, RJ e DF.
As oportunidades são para o cargo de Técnico Administrativo. Haverá apenas uma vaga para São Paulo e uma para o Rio de Janeiro, as demais são destinadas à unidade de Brasília, no Distrito Federal. Para concorrer, os candidatos deverão ter ensino médio concluído em instituição reconhecida pelo MEC.
O salário inicial é de R$ 4.548,47 para cumprimento da carga de 40 horas semanais.
Confira outras informações sobre o cargo no edital.
As provas serão aplicadas em todas as capitais do país e estão previstas para o dia 23 de maio de 2010. Locais e horários serão divulgados posteriormente através de edital.
Interessados deverão realizar sua inscrição no site do organizador Instituto Cetro atéo dia 02 de abril de 2010, mediante pagamento da taxa de R$ 40.

PARÁ

A Prefeitura Municipal de Pacajá, do interior do estado do Pará, está com inscrições abertas até o dia 12 de maio de 2010 para preenchimento de diversas vagas em concurso público.
São 245 oportunidades para as áreas de ensino e saúde com cargos para profissionais de nível médio e superior. Os salários variam do mínimo até R$ 2 mil.
Confira relação completa de cargos e requisitos no edital.
As inscrições deverão ser realizadas no site da organizadora Educar Concursos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50 para cargos de nível médio e R$ 60 para nível superior.
As provas serão realizadas no Município de Pacajá, com data, hora e local a serem divulgados posteriormente através de edital.

RIO GRANDE DO NORTE

A Prefeitura Municipal de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, abre inscrições a partir de 29 de março de 2010 para preenchimento de vagas do quadro docente.
O concurso público abre 139 vagas com o cargo de Professor para atuar na rede pública de ensino de toda a região. As oportunidades são para profissionais com nível superior e licenciatura ou com habilitação para o magistério.
Confira relação completa de cargos no Anexo I do edital.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 13 de abril de 2010 no site da organizadora Fundação João do Vale. Também serão aceitas inscrições presenciais na unidade da Microlins Lagoa Nova (veja endereço no item 4 do edital). O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para todas as vagas.
A prova objetiva será realizada na cidade de Natal, na data prevista de 16 de maio de 2010, a partir das 8h.

PERNAMBUCO

A partir de 12 de abril até o dia 14 de maio de 2010 estarão abertas as inscrições para concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Ferreiros, do estado de Pernambuco.
Serão 259 vagas disponíveis com cargos para todos os níveis de ensino para as áreas de ensino, saúde e quadro geral da prefeitura. A remuneração máxima oferecida é de R$ 1 mil.
Confira tabela de cargos no Anexo I do edital.
As inscrições deverão ser feitas através do site da organizadora Acaplam ou diretamente na unidade do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, em Ferreiros. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 50 e R$ 70 de acordo com o grau de instrução exigido para o cargo.
As provas estão previstas para o dia 13 de junho de 2010, às 8h30. O local de realização da prova será divulgado após encerramento das inscrições.

MINAS GERAIS

Estão abertas até o dia 31 de março de 2010 as inscrições para concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de São João das Missões, interior do estado de Minas Gerais.
São 213 vagas para diversos cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.750. As oportunidades são para profissionais das áreas da saúde, ensino e administrativa.
Confira relação de cargos na tabela do Anexo I do edital.
As inscrições deverão ser feitas no site da organizadora APM dentro do prazo vigente, com taxas que variam de R$ 30 a R$ 65, de acordo com os requisitos de cada cargo.
As provas objetivas acontecerão no dia 25 de abril de 2010. Horários e local de realização serão divulgados no site da organizadora APM após a homologação das inscrições.

A Prefeitura Municipal de Montes Claros, da região norte do estado de Minas Gerais, abre inscrições para provimento de 820 vagas através de concurso público.
As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de ensino que desejam atuar nas áreas de ensino, saúde, administrativo e operacional. Os salários variam entre R$ 511,50 e R$1.428,45.
Confira relação completa de cargos no Anexo I do edital.
As inscrições deverão ser realizadas durante o período de 02 a 31 de maio de 2010 no site da organizadora COTEC/Unimontes. O valor das taxas varia de R$ 30 a R$ 70 de acordo com os requisitos de cada cargo.
As provas estão previstas para no dia 18 de julho de 2010, com inicio a partir das 8h30.
Para mais informações , consulte o edital.

Iniciam no dia 05 de abril de 2010 as inscrições para concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Rio Doce, interior do estado de Minas Gerais.
São 72 vagas disponíveis para cargos de nível fundamental, médio e superior com atuação em diversas áreas profissionais. A remuneração máxima oferecida é de R$ 1.700 para o cargo de Odontólogo com especialização em Endodontia.
Confira relação completa de vagas no edital.As inscrições serão aceitas até o dia 07 de maio de 2010 no site da organizadora Liberal Consultores. Os valores da taxa de inscrição variam entre R$ 35 e R$ 120 de acordo com os requisitos de cada cargo.
A prova objetiva está prevista para o dia 20 de junho de 2010, com locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições. Os candidatos aos cargos de Motorista, Trator de Pneu e Operador de Motomaniveladora realizarão também prova prática.

Até o dia 09 de abril de 2010 poderão ser feitas as inscrições para concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Capetinga, região sul do estado de Minas Gerais.
São 22 vagas disponíveis para profissionais com ensino fundamental completo e incompleto, médio e superior. Os salários variam entre o mínimo e R$ 1.100.
Confira a tabela de cargos no edital.
As inscrições deverão ser realizadas através do site da organizadora Assessorarte ou pessoalmente no Posto de Atendimento do Telecentro Comunitário da cidade. As taxas de inscrição variam entre R$ 21,60 e R$ 50,40.
Todos os candidatos realizarão prova objetiva em data ainda não divulgada. Candidatos ao cargo de guarda municipal deverão fazer também prova de aptidão física e demais cargos operacionais farão avaliação por meio de prova prática.

RIO GRANDE DO SUL

A Prefeitura Municipal de Santa Tereza, interior do estado do Rio Grande do Sul, abre inscrições para concurso público no intuito de preencher 16 vagas do quadro geral.
As oportunidades são para cargos de nível fundamental completo e incompleto, nível médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 525,27 a R$ 1.657,12.
Confira quadro de vagas no edital do concurso.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 05 de abril de 2010 no site da organizadora Premier Concursos. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 20 a R$ 60 de acordo com os requisitos de cada cargo.
Informações sobre data, hora e local das provas serão divulgadas a partir do dia 09 de abril de 2010. Os candidatos aos cargos de Operador de Máquinas e Motorista deverão realizar também prova prática.

A CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento abre inscrições até o dia 06 de abril de 2010 para concurso público no intuito de preencher 27 vagas do quadro efetivo.
As oportunidades são para candidatos com ensino superior, além de uma vaga destinada a profissionais com ensino médio e curso técnico em Enfermagem do Trabalho. A remuneração máxima oferecida é de R$ 4.335.
Confira o quadro completo de vagas no Anexo I do edital.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, através do site da FDRH. O valor da taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 115,04 e de R$ 50,45 para o cargo de nível médio.
As provas deverão ser realizadas em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Informações sobre data, hora e local serão divulgadas posteriormente em edital.

A Prefeitura Municipal de São Marcos, interior do estado do Rio Grande do Sul, lança edital de abertura de concurso público no intuito de preencher 10 vagas do quadro geral de servidores.
As oportunidades são para cargos de nível fundamental completo e incompleto, médio e superior. Para as vagas destinadas à rede pública de ensino, os profissionais deverão ter habilitação para o magistério.
A remuneração máxima oferecida é de R$ 2.511,87 para os cargos de Médico Psiquiatra e Clínico Geral.
Confira relação completa de cargos no edital.
As inscrições deverão ser feitas apenas pela internet até o dia 05 de abril de 2010, através do site da organizadora Pontua Concursos. O valor das taxas poderá ser de R$ 10 a R$ 60, variando de acordo com os requisitos de cada cargo.
A prova objetiva acontecerá no dia 08 de maio de 2010, no turno da tarde para candidatos ao cargo de Recepcionista e no turno da manhã para os demais cargos.
O local será divulgado posteriormente através de novo edital.

Até o dia 19 de abril de 2010 estarão abertas as inscrições para concurso público promovido pelo Grupo Hospitalar Conceição, do estado do Rio Grande do Sul.
São diversas oportunidades para formação de cadastro de reserva nas áreas de ensino, saúde, administrativo e outros, com salários de até R$ 4.878.
Para concorrer, os candidatos deverão ter ensino superior completo nas especialidades das vagas oferecidas, sendo que alguns cargos exigem experiência mínima de seis meses.
Confira relação de cargos no edital.
As inscrições deverão ser realizadas no site da organizadora Fundação La Salle durante o prazo vigente. O valor da taxa é de R$ 75 para todos os cargos.
As provas estão previstas para o dia 16 de maio de 2010, a partir das 15h. O local da realização da prova será definido após o encerramento das inscrições.

SÃO PAULO

A Prefeitura Municipal de Batatais, do estado de São Paulo, divulga abertura de editais para concurso público e processo seletivo no mesmo período.
Ao todo são oferecidas 100 vagas para cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior. As oportunidades são para diversas áreas de atuação, com salários de até R$ 2.498,92.
Confira as tabelas de cargos nos editais.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 01 de abril de 2010 no site da organizadora Consesp. Os valores da taxa de inscrição variam entre R$ 14 e R$ 55, de acordo com os requisitos de cada função.
As provas acontecerão no dia 18 de abril de 2010, com local e hora ainda não divulgados.

A FIEC - Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura abre inscrições de processo seletivo para preenchimento de vagas no quadro docente.
As oportunidades são destinadas a profissionais da área de ensino com habilitação para o cargo de Professor de Química, Segurança do Trabalho e Grupo Comum. Para concorrer é necessário cumprir os requisitos de escolaridade, comprovando formação superior ou técnica nas áreas sugeridas.
Confira relação completa de cargos no Anexo I do edital.
As inscrições deverão ser realizadas diretamente na sede da FIEC em Indaiatuba, São Paulo, até o dia 26 de março. A taxa cobrada é um pacote de fraldas geriátricas que será entregue ao FUNSOL - Fundo de Solidariedade para a Geração de Emprego e Renda.
Detalhes sobre a data, hora e local da realização das provas serão divulgadas em edital após a homologação das inscrições.

Até o dia 09 de abril de 2010 estarão abertas as inscrições para concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Tremembé, do estado de São Paulo.
Estão disponíveis 64 vagas para provimento do quadro da rede pública de ensino da região. Para participar, os candidatos deverão ter ensino fundamental completo ou incompleto, ensino médio, superior e licenciatura para diversas áreas de atuação.
A remuneração máxima oferecida é de R$ 1.797,83.
Confira relação completa de cargos e requisitos no edital.
As inscrições deverão ser realizadas no site da organizadora Omega durante o prazo vigente. Os valores da taxa de inscrição variam entre R$ 22 e R$ 44, de acordo com o grau de instrução exigido para o cargo. Não serão aceitos pedidos de isenção da taxa.
Informações sobre a data, o local e horário de realização da prova escrita ainda não foram divulgados.

A URBES - Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social da cidade de Sorocaba, do estado de São Paulo, abre inscrições para processo seletivo com 88 vagas.
As oportunidades são para cargos de nível médio para provimento do quadro administrativo da URBES, com salários de até R$ 1.332,78.
Confira relação de cargos e requisitos no edital.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 11 de abril de 2010 no site da organizadora Instituto Mais. O valor das taxas de inscrição são de R$ 27 e R$ 33, conforme requisitos de cada cargo.
O processo de seleção se dará através da realização de uma prova escrita, com data prevista para o dia 02 de maio de 2010. Os candidatos ao cargo de Agente de Trânsito deverão realizar também avaliação física e psicológica.

Até o dia 31 de março de 2010 serão aceitas inscrições para participação de concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Águas de Santa Bárbara, do estado de São Paulo.
Estão sendo oferecidas 106 vagas para profissionais de nível fundamental completo e incompleto, nível médio com habilitação em magistério e nível superior. São diversos cargos da área de ensino, saúde e quadro geral, com salários de até R$ 2.193,40 para cumprimento de 40 horas semanais.
Veja a relação completa de vagas no edital.
As provas objetivas estão com data prevista para o dia 18 de abril de 2010, em local a ser divulgado posteriormente. A data da prova prática será divulgada no dia da realização da prova escrita.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, através do site da organizadora Consesp. As taxas variam entre R$ 18 e R$ 55, de acordo com os requisitos de cada cargo.

Estão abertas até o dia 09 de abril de 2010 as inscrições para concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Francisco Morato, do estado de São Paulo.São oferecidas 620 vagas para cargos das áreas administrativa e de ensino com oportunidade para profissionais de todos os níveis de instrução. Os salários podem ser de até R$ 1.088.
Veja lista completa de vagas no edital.
As inscrições deverão ser realizadas diretamente no site da organizadora Omega ou no Posto de Atendimento do Centro de Multimeios e Tecnologia Educacional (confira o endereço no item 4 do edital). O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 20 e R$ 40.
As provas objetivas e práticas terão data divulgada após a homologação das inscrições.

O IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo abre inscrições para concurso público entre os dias 05 e 20 de abril de 2010.
São 592 vagas disponíveis para preenchimento do quadro docente e geral do IFSP. Os cargos são para profissionais com ensino médio, técnico e superior com atuação nos Campi de Araraquara, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Capivari, Guarulhos, Hortolândia, Registro, São Carlos, Avaré, Birigui, Salto, Barretos, Cubatão, Catanduva, São João da Boa Vista, Votuporanga, Sertãozinho, São Roque, Suzano, Jacareí, Campinas, Campos do Jordão, Itapetininga, Piracicaba, Matão, Presidente Epitácio, Boituva e da capital São Paulo.
Alguns cargos como o de Assistente de Alunos e Assistente em Administração exigem período mínimo de experiência.
Confira relação de cargos nos editais 044 e 045.
As inscrições deverão ser realizadas no site do IFSP dentro do prazo vigente, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 90.
As provas objetivas serão realizadas no dia 16 de maio de 2010 a partir das 13h. O local será divulgado no site do IFSP a partir do dia 10 de maio.

Estão abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis, região metropolitana de São Paulo, para preenchimento de 54 vagas.
O total de vagas foi divulgado em dois editais para o provimento de diversos cargos de nível fundamental, médio e superior, com ênfase para as oportunidades na área de ensino da rede pública.
Os salários mais altos oferecidos são para a área de saúde, chegando a R$ 1.417,74.
Confira relação de vagas nos editais 01/2010 e 02/2010.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 04 de abril de 2010 através do site da organizadora Integri Brasil ou então diretamente na Secretaria da Educação da cidade até o dia 01 de abril.
As taxas de inscrição variam entre R$ 30 e R$ 50, de acordo com os requisitos de cada cargo.

A SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo abre inscrições para concurso público no intuito de preencher 522 vagas no cargo de Aprendiz.
A oportunidade é para estudantes do ensino fundamental ou médio de todo o estado de São Paulo, com idade entre 14 e 21 anos com interesse em se tornar Aprendiz através da realização do Curso de Aprendizagem Industrial para Formação de Agente Administrativo.
O concurso promove a formação de estudantes em parceria com o SENAI. Os candidatos selecionados receberão salário mínimo reajustado, além de benefícios como plano de saúde, vale transporte e refeição, seguro e férias.
Confira no edital a relação de cidades onde há vagas.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 09 de abril de 2010 no site da organizadora Intesp Concursos, com pagamento de uma taxa no valor de R$ 7,50.
A prova objetiva será realizada no dia 02 de maio de 2010 nas cidades referentes às vagas disponíveis. Informações sobre local e horário deverão ser acompanhadas no site da Intesp.

A COHAB - Companhia de Habitação Popular do Município de Campinas, estado de São Paulo, abre inscrições para preenchimento de 29 vagas e cadastro de reserva através de concurso público.
As oportunidades são para os cargos de nível fundamental, médio e superior com atuação nas áreas administrativas, operacionais e do quadro geral da COHAB. A remuneração máxima oferecida é de R$ 3.501,69 para o cargo de Advogado Pleno.
Confira a relação completa de cargos e requisitos no edital.
As inscrições vão até o dia 06 de abril de 2010 e devem ser realizadas no site do organizador Instituto Cetro. O valor das taxas varia de R$ 27 a R$ 47 de acordo com os requisitos de cada cargo.
As provas objetivas estão previstas para o dia 02 de maio de 2010. Informações sobre local e horário de realização das provas serão divulgadas no Diario Oficial de Campinas e na internet apos a homologação das inscriçoes.

Entre os dias 29 de março e 16 de abril de 2010 estarão abertas as inscrições para concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Taubaté.
A oportunidade é para o cargo de Procurador Municipal. São oferecidas 3 vagas destinadas a profissionais com ensino superior completo no curso de Direito, devidamente registrados na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.
O salário oferecido é de R$ 2.793,29 para o cumprimento da carga de 40 horas semanais.
Veja no edital mais detalhes sobre o cargo.
As inscrições deverão ser realizadas através do site da organizadora Zambini, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 82,90.
A prova objetiva está prevista para o dia 02 de maio de 2010, com horário e local ainda não definidos.

A Prefeitura do Município Ferraz de Vasconcelos, localizada na região metropolitana de São Paulo, lança três editais para preenchimento do quadro de servidores em 2010.
Ao todo são oferecidas 1.458 vagas para cargos de diversas áreas em todos os níveis de ensino, principalmente de ensino e saúde. A remuneração máxima chega a R$ 5.176,15.
Confira relação completa de cargos nos editais.
As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (29 de março) e poderão ser feitas até o dia 20 de abril de 2010 no site da organizadora Meritum Concursos. O valor das taxas de inscrição varia entre R$ 25 e R$ 70 de acordo com os requisitos de cada cargo.
O concurso avaliará os candidatos através de prova escrita e de títulos. Informações sobre data, hora e local de realização das provas serão divulgadas em edital após a homologação das inscrições.

A EMUHI - Empresa Municipal de Urbanização e Habitação de Itapira, do interior do estado de São Paulo, lança edital de processo seletivo para o provimento de 10 vagas em caráter efetivo.As oportunidades são para profissionais com ensino fundamental completo e incompleto. Também é oferecida uma vaga para o cargo de Nutricionista, de nível superior.
Confira relação de vagas no edital.
As inscrições poderão ser feitas através do site da organizadora Consulplan até o dia 07 de abril de 2010, ou diretamente no Centro de Valorização do Trabalho (consulte o endereço no item 3.3 do edital).
O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para o cargo de nível superior e R$ 15 para os demais.
A prova objetiva está prevista para o dia 08 de maio de 2010. Candidatos a alguns cargos operacionais também realizarão prova prática.

RIO DE JANEIRO

A Polícia Militar do Rio de Janeiro abre inscrições até o dia 17 de abril de 2010 para provimento de 573 vagas através de concurso público.
As oportunidades são para cargos das áreas de Pedagogia, Saúde e Capelães da PMERJ - Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Para concorrer, os candidatos deverão ter ensino superior completo ou especializações devidamente registradas e altura mínima de 1,60m (feminino) e 1,65 (masculino).
Confira tabela de cargos e requisitos no edital.
A inscrição deverá ser realizada através do site da PMERJ, mediante pagamento da taxa no valor único de R$ 120. Procedimentos de isenção de taxa também podem ser conferidos na página do concurso.
As avaliações acontecerão em 7 etapas, iniciando com a prova escrita objetiva e discursiva.

O CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca abre inscrições até o dia 05 de abril de 2010 para concurso público no Estado do Rio de Janeiro.
São oferecidas 70 vagas para o cargo de Professor de ensino básico, técnico e tecnológico com atuação nos Campi Maracanã, Nova Iguaçu, Maria da Graça, Nova Friburgo, Petrópolis, Itaguaí, Angra dos Reis e Valença. Para concorrer, os candidatos deverão ter ensino superior completo nas áreas de atuação pré-definidas.
As inscrições deverão ser realizadas nos Postos de Atendimento localizados nas unidades onde constam as vagas disponíveis, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 50.
Confira informações sobre inscrições e vagas no edital.
A prova objetiva acontecerá no dia 17 de abril de 2010, com local e horários a serem definidos após o encerramento das inscrições.

RORAIMA

Estão abertas até o dia 09 de abril de 2010 as inscrições para concurso público promovido pela Prefeitura de São João da Baliza, município do estado de Roraima.
São oferecidas 52 vagas para cargos de nível básico (alfabetizado), fundamental, médio e superior com salários de até R$ 1.935,50.
A relação completa de vagas está no Anexo I do edital.
Interessados deverão se inscrever nos Postos de Atendimento das Agências dos Correios de Roraima. Para efetuar a inscrição, os candidatos deverão apresentar a ficha de inscrição preenchida e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40 (nível fundamental), R$ 60 (nível médio) e R$ 80 (nível superior).
Veja os endereços dos Postos de Atendimento no Anexo IV do edital.
A prova será realizada no dia 16 de maio de 2010, em local e horário ainda não divulgados.

ALAGOAS

Até o dia 07 de abril de 2010 poderão ser feitas as inscrições para o processo seletivo promovido pelo Ministério Público do estado de Alagoas.
Foram abertas 97 vagas para suprimento do quadro de estágio do Ministério, 11 delas destinadas aos deficientes físicos. Para concorrer, os candidatos deverão estar cursando a partir do 7° periodo do curso de Direito.
A oportunidade oferece 49 vagas para a capital Maceió e o restante será distribuido entre diversas cidades do interior do estado, com bolsa auxílio de um salario mínimo reajustado a partir da data de contratação.
Confira as atribuiçoes do cargo no edital.
As inscrições deverão ser realizadas no site da Fadurpe até o prazo de encerramento, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 40.
A prova acontecerá no dia 18 de abril de 2010. Neste dia, os candidatos deverão levar uma lata de leite em pó, que será doada para instituições de caridade da região.

MATO GROSSO DO SUL

A UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul abre inscrições para concurso público no intuito de preencher 06 vagas do quadro docente dos Campi de Aquidauana e Cassilândia.
Os candidatos ao concurso deverão ter concluído o ensino superior com mestrado ou doutorado nas áreas de Zootecnia, Agronomia e Engenharia Florestal. A remuneração pode ser de até R$ 4.725,45 dependendo da qualificação exigida para os cargos.
Confira relação de vagas nos editais.
As inscrições deverão ser feitas no período de 01 a 30 de abril de 2010 pelo site da FAPEMS - Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura - MS, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 190.
As provas estão previstas para o dia 06 de junho de 2010 e deverão ser realizadas na cidade de Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul.

MATO GROSSO

Estão abertas até o dia 07 de abril de 2010 as inscrições para concurso publico promovido pela Prefeitura Municipal de Campos de Julio, do estado do Mato Grosso.
São oferecidas 98 vagas para cargos de nível básico, fundamental, médio e superior para o quadro geral de servidores, com salários de até R$ 8.900.
Confira a tabela completa de cargos no edital.
As inscrições poderão ser feitas diretamente na sede da Prefeitura local, com pagamento de taxa nos valores que variam de R$ 30 a R$ 70, de acordo com o grau de instrução exigido para cada cargo.
As provas objetivas estão previstas para o dia 02 de maio de 2010. Os candidatos aos cargos de Operador de Máquinas Rodoviárias II e Motorista de Veiculo Especial realizarão também prova prática.
Mais informações podem ser encontradas no site da organizadora ACPI.

FEDERAL

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado IBGE01/2010 que selecionará o pessoal para trabalhar como RECENSEADOR no CENSO 2010. Na Bahia, são 14.449 vagas distribuidas entre todos os 417 municípios do Estado. Seguem abaixo maiores informações sobre o Processo Seletivo:
Periodo das inscrições:
- Pela internet (site: www.cesgranrio.org.br ): 26/02/2010 a 04/04/2010
- Nos postos de inscrições: 26/02/2010 a 25/03/2010
Taxa de inscrição: R$ 18,00 (dezoito reais)
Nivel de Escolaridade exigido: Nivel Fundamental (antigo 1º grau completo)
Remuneração: por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e deconhecimento prévio pelo recenseador, com base nas quantidades de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais),pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Carga Horária: a jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 (vinte e cinco) horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. O treinamento terá duração de 5,5 dias e carga horária de 8 (oito) horas diárias.
Previsão de duração dos trabalhos: 5 meses
Total de vagas na Bahia: 14.449, distribuidas entre todos os municipios do Estado